Nesta segunda-feira, 30, a Fifa anunciou os estádios que receberão o Mundial de Clubes 2019, em Doha, capital do Catar. A novidade é que a entidade escolheu um estádio ainda não inaugurado para a grande final da competição, em 21 de dezembro.
O Estádio da Cidade da Educação (Education City Stadium) será palco também da estreia do campeão da Champions League, Liverpool, na semifinal da competição, em 18 de dezembro, além de ser o local da disputa de terceiro lugar. O estádio tem capacidade para 40 mil torcedores.
Contudo, a inauguração oficial do estádio, que começou a ser construído em 2011, será em 2020.
O Khalifa International Stadium e Jassim Bin Hamad são os outros dois estádios sede do Mundial. Também com lotação de até 40 mil pessoas, o primeiro receberá, no dia 17 de dezembro, a estreia do campeão da Libertadores e a disputa pelo quinto lugar. O Khalifa International está relacionado entre os estádios da Copa do Mundo de 2022.
Já o Jassim Bin Hamad abre o torneio mundial, no dia 11 de dezembro, com a partida entre Al Sadd, campeão nacional do Catar, e o Hienghène Spor, campeão da Oceania, da Nova Caledônia. O vencedor deste confronto avança e enfrenta o Monterrey, do México. Ainda no mesmo estádio, os vencedores da África, do time Espérance, da Tunísia, iniciam na competição contra o vencedor da Champions Asiática. O local tem capacidade para receber 12 mil torcedores.
A competição inicia no dia 11 de dezembro, com partidas previstas para as 11h do horário de Brasília, com a possibilidade de um time brasileiro participar, dependendo se Grêmio ou Flamengo vencerem a final da Libertadores. Os dois times se encaram nesta quarta-feira, 2, pela semifinal do campeonato continental.
O site da Fifa informa:
Com todos os três locais localizados a no máximo 12 km do centro de Doha, a Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2019 fornecerá um vislumbre da natureza compacta do Catar antes da Copa do Mundo da FIFA 2022, quando a distância mais longa entre qualquer um dos oito estádios (da Copa) será de 70 km.