Está acontecendo em São Paulo a Brasil Futebol Expo, uma exposição sobre futebol, organizada pela CBF, que contém workshops e palestras sobre o tema em geral.
Entre as atrações confirmadas para a exposição, está Vanderlei Luxemburgo, treinador do Vasco, que palestrou nesta quinta feira, 5.
Durante o evento, o técnico criticou duramente a Seleção Brasileira e o rumo que o Futebol Brasileiro está tomando: “O Europeu não tem empirismo, tem aquela coisa robô, de esquema tático. Quem tem o improviso é o brasileiro“, comentou ele sobre a falta de encanto nos últimos jogos do Brasil.
Ele também censurou a preocupação excessiva em esquemas táticos e disse que deve ser priorizado o talento dos jogadores e alertou: “O 4-1-4-1 não ganha nada. Quem ganha é o atleta. Me preocupa meninos de 13, 14 anos, preocupados com tática. Nessa idade, o menino tem que se descobrir“.
Luxa ainda discorreu sobre a situação dos estrangeiros no futebol brasileiro: “Por que a gente está abrindo espaço para venezuelano, equatoriano, paraguaio? Nós poderíamos manter o estilo brasileiro aqui“.
Perguntado sobre a venda de jogadores, às vezes ainda na base, para clubes europeus, Vanderlei atacou: “Os europeus vêm aqui e compram nossos jogadores bem jovens porque eles roubam o nosso espírito“.
O treinador do Vasco também não deixou barato quando foi perguntado sobre a preocupação dos clubes e jornalistas com os dados e o proclamado “futebol moderno”.
“O curso da CBF trouxe os portugueses e aí mudaram a nomenclatura. Vê se mudou na Inglaterra? Não é modernidade, mudou o jeito de falar“, afirmou ele. “Analista de desempenho é muito complicado. Ele vem e me dá um negócio cheio de informação. Futebol tem tanta informação assim?“, completou o treinador.
Perguntado sobre a Seleção Brasileira, Luxemburgo repreendeu o estilo de jogo e defendeu Neymar Jr.: “Estamos jogando muito com jogador de cintura dura. Os jogadores da seleção correm reto. O único que muda de direção é o Neymar“.