Após o anúncio de que Elkeson seria convocado para a Seleção Chinesa, o atacante do Guanzhou Evergrande fez uma postagem no Instagram para revelar o seu novo nome chinês: Ai Kezen.
A mudança faz parte do processo de naturalização do craque.
“Foi uma aposta, mas cheguei muito confiante no projeto do Guangzhou Evergrande e com muita vontade de fazer história. E as coisas aconteceram muito rápido… Queria retribuir todo o carinho que o povo Chinês meu deu nesses sete anos. Foi aí que chegou até a mim uma possibilidade desafiadora, mas que me deixou com a certeza de que seria o próximo passo a ser dado. A volta para o Guangzhou Evergrande, time que abriu as portas do país para mim, e a naturalização, para que eu ajude a seleção chinesa a disputar mais uma Copa do Mundo. Hoje, comunico a todos que, oficialmente, embarquei nesse desafio. Estou muito animado e empolgado. Conto com a torcida de vocês. Forte abraço, Ai Kesen”, escreveu o jogador.
O atleta, que fez sucesso no Brasil com as camisas de Vitória e Botafogo, está desde 2013 no país asiático e acumula títulos com as camisas do seu clube atual – duas AFC Champions League – e pelo Shangai SIPG, além de ser o maior artilheiro da história da Liga Chinesa.
Lembrando que o Ai Kezen faz parte de uma “força tarefa” do governo Chinês para a naturalização de cinco brasileiros, entre eles, Ricardo Goulart.