No último domingo, 7, o brasileiro Gabriel Bortoleto encerrou sua primeira temporada na Fórmula 1, com o 11º lugar no Grande Prêmio de Abu Dhabi. O piloto da Sauber avaliou seu desempenho ao longo do ano de maneira positiva.
“Eu dou uma nota bem alta. Acho que foi uma temporada muito boa, ou muito boa com alguns erros também, mas eu acho que era esperado, quando você tem uma temporada de estreante na Fórmula 1, com pouco teste. Acho que um 8,5, 9, algo assim, acho que foi boa, acho que ninguém esperava que eu fosse pontuar tanto com o carro da Sauber”, disse Gabriel Bortoleto em entrevista ao UOL.
Ver esta publicação no Instagram
Desempenho de Bortoleto ao longo de 2025
Ao todo, Gabriel Bortoleto somou 19 pontos na temporada e terminou o Mundial de Pilotos na 19ª posição. Seu companheiro de equipe, Nico Hulkenberg, foi o 11º colocado, com 51 pontos. Em 24 corridas, o melhor resultado do brasileiro foi o sexto lugar no Grande Prêmio da Hungria, no dia 3 de agosto.
Além disso, Bortoleto não completou cinco provas, incluindo o GP do Brasil.
“Acho que um mix de tudo, né? Chegar com quase nada de treino, começar com um carro muito ruim, que era muito instável, muito difícil de pilotar, e conseguir transformar isso em algo positivo na equipe. A gente melhorou muito o carro. É um carro que a gente conseguiu pontuar em muitas etapas, tive ótimas corridas. Tanta coisa aconteceu em um ano só, que eu levo isso como um filme”, avaliou o brasileiro.
Por fim, em 2026, a Audi vai fazer sua estreia na Fórmula 1. A empresa anunciou sua entrada na categoria em 2022 e adquiriu 25% das ações da Sauber por ano, até finalizar a compra nesta temporada. O brasileiro Gabriel Bortoleto e o alemão Nico Hulkenberg serão os pilotos da nova equipe.





