Gabriel Bortoleto terá um desafio inédito neste fim de semana. O brasileiro da Sauber vai disputar pela primeira vez em sua carreira o GP de Singapura, 18ª etapa da temporada 2025 da Fórmula 1, marcada para o próximo domingo, 5.
Apesar da dificuldade, Bortoleto se mostrou entusiasmado para a estreia no país asiático e explicou como tem se preparado: “Estou muito ansioso para Singapura. A pista é completamente nova para mim, ainda que eu tenha me preparado no simulador. Então, estou bem animado para ver o que há guardado para nós lá. Corrida noturna, muros, calor e umidade… vai ser um grande desafio, mas é isso que o torna animador”.
O plano do novato de 20 anos é ganhar adaptação o quanto antes e aproveitar todas as oportunidades que surgirem: “Meu objetivo é me familiarizar com a pista o mais rápido possível, achar o ritmo e tirar o máximo de todas as chances que tivermos neste fim de semana”.
Ver essa foto no Instagram
Com 19 curvas de baixa velocidade e poucas retas, o circuito deve expor as dificuldades do carro da Sauber, que costuma render melhor em pistas rápidas. Ainda assim, o chefe da equipe, Jonathan Wheatley, destacou que há margem para competir no meio do pelotão.
“Singapura é uma corrida exigente para toda a equipe. Da precisão exigida para dirigir no circuito da cidade ao calor e à umidade, é um verdadeiro teste de resistência. Nas corridas recentes, incluindo Baku, vimos que nosso ritmo com o pelotão do meio pode ser competitivo, então seguimos focando em nos colocarmos em posição de capitalizar em qualquer oportunidade”, disse o britânico.
Bortoleto chega ao GP de Singapura em boa fase: pontuou em quatro das últimas sete corridas e ocupa atualmente o 18º lugar na classificação, com 18 pontos somados. A corrida está marcada para começar às 8h (de Brasília).