Sempre muito polêmico em suas aparições,
Bernie Ecclestone voltou a agitar os bastidores da
Fórmula 1 ao comentar a
ação movida por Felipe Massa. Nela, o piloto brasileiro exige reparação e reconhecimento do título da temporada de 2008. O caso é baseado no que ficou popularizado como ‘
Crashgate’, quando
Nelson Piquet Jr bateu de propósito no
GP de Singapura. A atitude visava favorecer o companheiro
Fernando Alonso.
Felipe Massa, que liderava a corrida no momento da batida, parou nos boxes, mas a
Ferrari cometeu um erro e o liberou com a mangueira de combustível ainda presa ao carro. Caso tivesse conquistado os pontos que estavam em jogo naquela corrida, o brasileiro teria sido campeão mundial. Assim, ele
moveu uma ação contra Bernie Ecclestone, a
FIA e a
Formula One Management (
FOM).
Ecclestone quebra o silêncio sobre o caso
Com o caso cada vez mais próximo do julgamento, Bernie Ecclestone veio a público para negar que tenha reconhecido o fato de a FIA encobrir a batida proposital de Nelsinho Piquet. Em 2023,
o ex-chefão da Fórmula 1 afirmou que ele e o então presidente da entidade,
Max Mosley, já sabiam do esquema ainda durante a temporada de 2008. No entanto, o dirigente agora nega tais declarações.
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Max não disse que deveríamos encobrir, somente que aquilo não era bom para a imagem da F1. Isso foi uma entrevista que dei na Alemanha. O repórter não falava inglês muito bem, tomava notas, e isso acabou sendo repercutido na Inglaterra. Os advogados da FIA, da F1 e os meus não entendem como isso pode ser aceito em tribunal”, afirmou Bernie Ecclestone ao jornal “The Times”.
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Não há a menor possibilidade no mundo de alguém mudar ou cancelar aquela corrida. Sempre existe quem gostaria de cancelar algo, se pudesse. Mas não tinha nenhuma previsão regulatória para convencer o presidente da FIA a convocar uma reunião extraordinária para anular a prova. Max sabia que não havia provas suficientes na época para agir. O debate começou muito depois, quando Nelsinho decidiu falar o que aconteceu“, completou.
Os personagens centrais envolvidos na corrida
- Nelson Piquet Jr: admitiu ter provocado o acidente;
- Fernando Alonso: beneficiado indiretamente, venceu a corrida, mas afirmou não saber da estratégia;
- Flavio Briatore: chefe da Renault, apontado como o principal responsável pelo plano;
- Pat Symonds: engenheiro da equipe, também envolvido na decisão.