segunda-feira, 17 novembro , 2025
Sportbuzz
  • Futebol
  • Fórmula 1
  • Tênis
  • NBA/Basquete
  • UFC
  • Outros Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Futebol
  • Fórmula 1
  • Tênis
  • NBA/Basquete
  • UFC
  • Outros Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Sportbuzz
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Futebol
  • Fórmula 1
  • Tênis
  • NBA/Basquete
  • UFC
  • Outros Esportes
Home Fórmula 1

A primeira corrida da história a ter um safety car

Por Nicolas Otto
24/09/25 10:00:00
Em Fórmula 1
As principais diferenças entre a F1 e F2

Safety Car com carros da Mercedes atrás - Fonte: freemalasyatoday.com

EnviarEnviarCompartilharCompartilharCompartilhar

A primeira corrida da história da Fórmula 1 a ter um safety car ocorreu no Grande Prêmio do Canadá de 1973, realizado no circuito de Mosport Park, na província de Ontário. A decisão de utilizar o safety car foi tomada pelos organizadores locais, visando aumentar a segurança após uma série de incidentes durante a prova. O carro de segurança utilizado foi um Porsche 914 amarelo, conduzido pelo ex-piloto canadense Eppie Wietzes.

Como o safety car alterou a dinâmica das corridas?

Antes da introdução do safety car, as corridas eram interrompidas por bandeiras vermelhas, o que causava longos períodos de inatividade. Com a implementação do safety car, a corrida poderia ser neutralizada sem a necessidade de interrupção total, permitindo que os pilotos mantivessem o ritmo e a competição fosse retomada de forma mais rápida e segura.

A primeira corrida da história a ter um safety car
Safety Car Mercedes – Fonte: flickr.com

Quais foram os primeiros carros a desempenharem a função de safety car?

Após o uso do Porsche 914 no GP do Canadá de 1973, outros carros desempenharam a função de safety car em corridas subsequentes. Porém, foi apenas em 1993 que a Fórmula 1 oficializou o uso do safety car em todas as corridas da temporada, com a introdução do Fiat Tempra 16V como o primeiro carro de segurança oficial da categoria.

Como o safety car evoluiu ao longo dos anos?

A evolução do safety car na Fórmula 1 acompanhou os avanços tecnológicos e as mudanças nas necessidades de segurança. Após o Fiat Tempra 16V, diversos modelos de carros de segurança foram utilizados, incluindo o Opel Vectra, Honda Prelude e Mercedes-Benz SL. Em 1997, a Mercedes-Benz firmou um contrato com a Fórmula 1 para fornecer exclusivamente os carros de segurança, parceria que perdura até hoje. Atualmente, o modelo utilizado é o Mercedes-AMG GT R.

Qual é o impacto do safety car na segurança dos pilotos?

A introdução do safety car teve um impacto significativo na segurança dos pilotos. Ao permitir que a corrida fosse neutralizada de forma controlada, reduziu-se o risco de acidentes durante períodos de bandeira amarela. Além disso, a presença do safety car possibilitou a limpeza mais rápida da pista após incidentes, minimizando o tempo de exposição dos pilotos a condições perigosas.

Como o safety car influenciou a estratégia das equipes?

A presença do safety car introduziu uma nova variável nas estratégias das equipes. As equipes passaram a considerar a possibilidade de entradas do safety car ao planejar suas paradas nos boxes, ajustando suas estratégias de combustível e pneus para tirar proveito de possíveis neutralizações da corrida. Essa dinâmica adicionou uma camada extra de complexidade e imprevisibilidade às corridas.

O que podemos aprender com a introdução do safety car?

A introdução do safety car na Fórmula 1 em 1973 representou um marco na evolução da segurança no automobilismo. Essa inovação não apenas melhorou a proteção dos pilotos, mas também influenciou a dinâmica das corridas e as estratégias das equipes. A história do safety car é um exemplo de como a inovação tecnológica pode transformar positivamente um esporte, tornando-o mais seguro e emocionante para todos os envolvidos.

Tags: Curiosidades F1Fórmula 1safety car
EnviarCompartilharTweetCompartilharPin
Atlético-MG tem problemas defensivos sob o comando de Jorge Sampaoli
Futebol

Com Jorge Sampaoli, Atlético-MG tem problemas defensivos

Por Nicolas Otto
novembro 17, 2025
0

O Atlético-MG perdeu para o Red Bull Bragantino, na noite deste domingo, 16, por 2 a 0, pela partida antecipada...

Leia maisDetails
O valor surpreendente pago por Vini Jr antes de brilhar na Europa

A transferência que colocou o Flamengo no mapa do futebol mundial

novembro 17, 2025
Atividade física que contribui para a prevenção de arritmias e hipertensão

8 dicas essenciais de atenção ao coração antes do treino

novembro 17, 2025
Ancelotti fala sobre momento da Seleção Brasileira

Ancelotti sobre momento da Seleção: “Do monstro você tem medo”

novembro 17, 2025
Casos históricos de doping que influenciam a ética e a conduta de atletas - Créditos: depositphotos.com / ZigicDrazen

A trajetória do doping mostra os segredos mais chocantes do esporte

novembro 17, 2025
Instagram Facebook Twitter Youtube Telegram TikTok Threads

GRUPO PERFIL – Argentina, Brasil, Uruguai, Chile, Estados Unidos, Portugal e Índia

PERFIL Brasil
Av. Eusébio Matoso, 1.375 5º andar – CEP: 05423-905 | São Paulo, SP

Anuncie no Grupo Perfil
+55 (11) 2197-2000 ou [email protected]

AnaMaria | AnaMaria Receitas | Aventuras na História | CARAS | Cinebuzz | Contigo | Máxima | Perfil Brasil | Recreio | Sportbuzz

Rede de sites parceiros:
Bons Fluidos | Holywood Forever | Mais Novela | Manequim | Márcia Piovesan | Rolling Stone Brasil | Viva Saúde

Canal Net| Caras Argentina| Exitoína | Marie Claire | Noticias | Parabrisas | Perfil Argentina | Weekend |  442 

Expediente

Clique aqui e conheça nosso Mídia Kit

Politica de privacidade

Copyright Grupo Perfil. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Perfil.com Ltda.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Futebol
  • Fórmula 1
  • Tênis
  • NBA/Basquete
  • UFC
  • Outros Esportes

Copyright Grupo Perfil. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Perfil.com Ltda.