Gabriel Bortoleto quebrou o silêncio em relação à sua trajetória até a F1. No ano passado, pela F2, o brasileiro ainda fazia parte da Academia da McLaren, quando o grupo decidiu liberá-lo para defender a Sauber em 2025. Gabi explicou que a titularidade sólida de Lando Norris e Oscar Piastri não o colocariam como candidato imediato do time papaya na elite do automobilismo.
“A McLaren sempre foi muito transparente comigo, deixaram claro que não seriam um obstáculo se eu tivesse a oportunidade de correr na F1”, contou Bortoleto em fala ao Motorsport.com. O jovem de 20 anos ressaltou a compreensão da McLaren ao permitir que ele aceitasse uma boa oportunidade.
“Após minha vitória na F2, não tinham um assento disponível, Oscar [Piastri] e Lando [Norris] eram jovens, muito fortes e com contratos de longo prazo. Então, quando souberam da oportunidade com a Sauber, mantiveram sua palavra e me liberaram”, completou.
Ver essa foto no Instagram
Fittipaldi elogia Bortoleto na F1
Emerson Fittipaldi falou sobre Gabriel Bortoleto e sua temporada de rookie na F1. Para o bicampeão, o jovem conterrâneo de 20 anos é uma surpresa no automobilismo, dado o seu desempenho como calouro em uma equipe com um dos carros mais desafiadores do grid.
“Acho que todo mundo está surpreso, para ser honesto”, ressaltou Emerson em entrevista ao Motorsport. “A última corrida foi incrível, se você olhar onde ele estava correndo com aquela Sauber. Acho que ele fez uma performance fantástica, tanto na classificação quanto na corrida. É muito impressionante de ver. Eu o conheço desde que ele começou a correr no kart. Ele sempre foi um piloto muito bom, mas acho que na Fórmula 1 ele está em outro nível agora”.