Helmut Marko, consultor da RBR na F1, quebrou o silêncio sobre a demissão de Christian Horner como chefe de equipe. O veterano do time austríaco reconheceu que o desempenho abaixo das expectativas na temporada influenciaram diretamente na decisão, além de outros “vários fatores”.
“A decisão foi tomada pela direção, ou seja, por Oliver Mintzlaff. Informamos Christian Horner sobre isso em Londres. Ao mesmo tempo, agradecemos oficialmente a ele pelos 20 anos e oito títulos mundiais. Essa decisão foi resultado de vários fatores. Mas, principalmente, o fato de o desempenho não estar ao nível esperado”, contou Helmut à “Sky Alemanha” ainda no GP da Bélgica.
A citação de “vários fatores” reverbera no quase afastamento de Horner por “conduta imprória” com uma funcionária da RBR em 2024, o que também gerou uma batalha de forças com o próprio Marko, Jos e Max Verstappen. Além disso, o dirigente britânico havia direcionado a renovação de Sergio Pérez somente para demiti-lo ao final de 2024 e lidar com o fracasso de Liam Lawson como substituto.
Por outro lado, Helmut celebrou a continuidade do trabalho na equipe. “Felizmente, conseguimos trazer Laurent Mekies de dentro da família Red Bull; sua função será bem mais direcionada, principalmente para as corridas. Ele é um excelente engenheiro, o que é ótimo, considerando a complexidade da tecnologia da Fórmula 1”, cravou.
“Já vimos que ele se comunica muito bem com a equipe. Estamos esperançosos que podemos gradualmente voltar ao topo. Além disso, o escopo da função foi claramente reduzido; Mekies se concentrará principalmente no aspecto técnico e nas competições”.
Ver essa foto no Instagram
Verstappen fica na RBR para a F1 2026
O veterano Helmut Marko, consultor da RBR na F1, abriu o jogo em relação ao futuro de Max Verstappen. Vale destacar que as últimas semanas foram repletas de rumores na categoria indicando a saída do Leão Holandês para a Mercedes. Porém, o austríaco determinou que o tetracampeão ficará onde está.
“Sim, eu posso confirmar que Max Verstappen vai pilotar pela RBR em 2026”, disparou Helmut. Segundo o ex-piloto, a decisão já foi tomada para o ano que vem. Além disso, conforme veículos internacionais da imprensa, uma cláusula de saída no contrato de Max passa a ser inválida; entenda o caso.