Em sua 11ª corrida na Fórmula 1, Gabriel Bortoleto enfim pontuou, ao terminar em oitavo lugar no GP da Áustria 2025, disputado neste domingo (29). O resultado confirmou o bom ritmo apresentado pelo estreante da Sauber ao longo de todo o fim de semana, coroado com vitória de Lando Norris, pole position da etapa. O pódio teve ainda Oscar Piastri em segundo e Charles Leclerc em terceiro.
Bortoleto fez uma prova sólida e estratégica. Executou poucas, mas decisivas ultrapassagens, e contou com o trabalho eficiente da Sauber para manter a posição na qual largou. Nas voltas finais, pressionou o veterano Fernando Alonso — que, curiosamente, gerencia sua carreira — e ainda precisou segurar o companheiro de equipe Nico Hülkenberg, que terminou em nono.
O resultado encerrou um jejum de quase oito anos sem brasileiros na zona de pontuação da F1. A última vez havia sido em 2017, quando Felipe Massa foi décimo no GP de Abu Dhabi. Desde então, foram mais de 2.770 dias sem pontuação verde-amarela na categoria.
Ver essa foto no Instagram
Largada com sustos e abandonos
Antes mesmo da largada, o espanhol Carlos Sainz enfrentou problemas: ficou parado no grid na volta de formação, reclamando que o câmbio travou na primeira marcha. A largada precisou ser abortada. Nos boxes, os freios do carro da Williams chegaram a pegar fogo. Pouco depois, outro revés para a equipe: Alexander Albon abandonou na volta 17 por falha mecânica.
Disputa intensa entre Norris e Piastri na frente
Na ponta, Norris largou bem e sustentou a liderança à frente de Leclerc, que logo perdeu o segundo lugar para Piastri na primeira curva. O australiano tentou encostar no companheiro de McLaren já na volta seis, reduzindo a diferença para menos de meio segundo, mas sua primeira tentativa de ultrapassagem na curva 4 não teve sucesso.
Só no 11º giro Piastri conseguiu passar Norris, que recuperou a liderança logo em seguida. Houve ainda outra tentativa quatro voltas depois, novamente defendida com firmeza pelo britânico. Em nova investida na volta 20, Piastri travou os pneus ao tentar mergulhar na entrada da curva. A McLaren reagiu chamando Norris aos boxes no giro seguinte; Piastri parou no 25º.
Com os pit stops de Leclerc e Lewis Hamilton entre as voltas 26 e 27, Norris retomou a ponta. A disputa se estabilizou depois disso, com a diferença média em 3s5, embora a equipe tenha convocado ambos para mais uma rodada de boxes: o inglês na volta 53 e o australiano na seguinte.
Piastri ainda precisou desviar de Franco Colapinto, que retornava à pista e quase causou um contato. O argentino da Alpine, por sua vez, duelava com Yuki Tsunoda, que chegou a ser punido com 10 segundos por um toque anterior no próprio Colapinto.
Logo atrás, um incidente importante definiu parte da corrida. O calouro da Mercedes, Andrea Kimi Antonelli, tocou na traseira de Max Verstappen, que rodou e abandonou a prova. O italiano, que estava em nono, pediu desculpas pelo rádio ao piloto holandês, que era o sétimo naquele momento.
Bortoleto constrói pontuação com estratégia e ritmo
Na volta 10, Bortoleto figurava em quarto lugar, enquanto mantinha Pierre Gasly por perto e tinha Liam Lawson a menos de um segundo. No 12º giro, ultrapassou o piloto da Alpine pela sétima posição na curva 8, resistindo a uma tentativa de troco logo em seguida.
O brasileiro ganhou duas posições adicionais com as paradas de Albon e George Russell entre as voltas 14 e 19. Após seu próprio pit stop no 22º giro, com pneus médios, voltou atrás de Hülkenberg em 12º, mas cobrou a equipe e teve caminho liberado pelo companheiro na volta 29.
As paradas de Isack Hadjar, Lawson e Alonso entre as voltas 34 e 35 elevaram a Sauber a sexto e sétimo lugares momentaneamente. Bortoleto ainda fez mais um pit stop na volta 50 para trocar os médios por duros, caindo para décimo. Recuperou posições ao superar Hadjar e se beneficiar da parada de Esteban Ocon, voltando ao oitavo lugar.
Nos últimos giros, Hülkenberg tentou se aproximar novamente, mas Bortoleto defendeu bem, enquanto também reduzia a diferença para Alonso, a ponto de ensaiar uma tentativa de ultrapassagem no final.