Gabriel Bortoleto teve um dia promissor nesta sexta-feira (27) no Red Bull Ring, ao fechar os dois treinos livres entre os dez primeiros no GP da Áustria 2025, 11ª etapa da temporada da Fórmula 1.
No primeiro treino livre (TL1), o brasileiro da Sauber marcou 1min05s874, terminando em sexto lugar, a apenas 0s332 do líder George Russell, da Mercedes. Já no segundo treino (TL2), Bortoleto melhorou ainda mais o tempo para 1min05s411 e encerrou a sessão em oitavo.
Desempenho superior ao do companheiro de equipe
Além de figurar consistentemente no top-10, Bortoleto teve desempenho bem mais sólido do que o companheiro Nico Hülkenberg, que ficou apenas em 19º no TL2. As atualizações implementadas pela Sauber para o fim de semana parecem ter surtido efeito imediato.
O brasileiro também se beneficiou de sua familiaridade com o circuito austríaco. O traçado de Spielberg já havia rendido bons resultados ao piloto em categorias de base como F4, F3 e F2.
Ver essa foto no Instagram
Bortoleto comemora evolução com atualizações
Em comunicado oficial divulgado pela Sauber, Bortoleto comemorou o dia produtivo e destacou o progresso do time com o novo pacote aerodinâmico: “Hoje foi um dia realmente positivo. A equipe fez um ótimo trabalho com as atualizações — elas parecem estar funcionando na direção certa, e estou me sentindo cada vez mais confortável no carro a cada vez que entro”, declarou.
O brasileiro também reforçou sua afinidade com o Red Bull Ring: “Sempre amei este circuito. Ele tem sido bom para mim desde a F4, F3, F2 — em todas as etapas da minha carreira. Desde a primeira volta hoje, a sensação foi boa na pista.”
Expectativa por um inédito Q3 em 2025
Apesar dos resultados animadores, Bortoleto pregou cautela e manteve o discurso realista para a classificação deste sábado: “Claro, estamos muito conscientes de que ainda é sexta-feira, e ainda há coisas a melhorar aqui e ali, como sempre, mas parece que estamos construindo algo, passo a passo. Se mantivermos esse ritmo, realmente espero que possamos brigar pelo meu primeiro Q3 da temporada. Vamos analisar todos os dados que coletamos hoje, continuar pressionando e ver o que conseguimos alcançar amanhã.”