O ex-piloto da Red Bull, Sergio Pérez, analisou a situação da equipe após a substituição de Liam Lawson por Yuki Tsunoda antes do GP do Japão. O mexicano ressaltou que só agora as pessoas começaram a reconhecer a complexidade de pilotar o carro da equipe taurina.
Dessa forma, em entrevista ao site oficial da Fórmula 1, Pérez afirmou que suas dificuldades com o RB20, em 2024, impactaram sua imagem: “Especialmente no ano passado, não consegui demonstrar todo o meu potencial como piloto. Agora, de repente, as pessoas percebem o quão desafiador é guiar esse carro”, afirmou.
Além disso, Checo também destacou que outros pilotos da RBR enfrentaram dificuldades semelhantes antes dele: “Quando entrei na equipe, já havia grandes pilotos que passaram por desafios. Alex e Pierre são pilotos excepcionais, e também enfrentaram problemas. Passei tanto tempo na Red Bull que muitos esqueceram o quão difícil é guiar esse carro, e isso acabou tornando minha situação mais complicada.”
Ver essa foto no Instagram
Pérez fala sobre plano para o futuro na F1
Atualmente, Pérez está sem equipe. Porém, o mexicano explicou que, caso retorne à Fórmula 1, buscará um projeto mais estável: “Se houver um projeto que faça sentido para mim, e considerando as mudanças nos regulamentos para 2026, acredito que tirar um ano de folga não será prejudicial caso eu decida voltar.”
Ele também mencionou que, embora mantenha contato com alguns membros da equipe, é difícil compreender totalmente o que acontece internamente: “Para mim, a questão é clara: o carro é desafiador para ser aproveitado ao máximo e para se ter confiança nele. Até Adrian Newey reconheceu as dificuldades que enfrentei.”
Do mesmo modo, sobre a troca entre Lawson e Tsunoda, Pérez espera que o japonês tenha sucesso na equipe principal da Red Bull: “Desejo o melhor para eles. Woody, que é um grande amigo meu, está agora na engenharia de Yuki, e realmente espero que tenham bons resultados. Yuki tem talento e velocidade, mas, mais do que isso, é necessário ter a mentalidade certa para enfrentar os desafios. Acredito que ele tem essa atitude e a abordagem correta para lidar com a situação. Espero que tenha sucesso.”
GP do Japão
A Fórmula 1 retorna a Suzuka para a terceira etapa do ano no GP do Japão, que acontecerá entre 4 e 6 de abril. Assim, você pode acompanhar toda a repercussão da principal categoria do automobilismo mundial no SportBuzz!