Em uma nova entrevista, Felipe Massa voltou a falar sobre a polêmica do GP de Singapura de 2008 e a perda do título daquele ano para Lewis Hamilton. O ex-piloto da Ferrari afirmou com convicção que considera a conquista legítima e criticou duramente a manipulação que ocorreu na corrida:
“Posso dizer tranquilamente que ganhei o título de 2008. O que aconteceu foi inaceitável para a Fórmula 1, uma manipulação terrível que não tem nada a ver com esporte.”
Massa relembrou o episódio em que Nelsinho Piquet provocou um acidente deliberado para beneficiar seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, garantindo-lhe a vitória. O brasileiro lamentou a falta de investigação na época e responsabilizou os dirigentes da categoria por não tomarem medidas: “Todos sabiam e poderiam ter investigado, mas não o fizeram. A responsabilidade política é de todos os dirigentes da época, mas optaram por não agir.”
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Determinado a buscar justiça, Massa reforçou que continuará lutando para que situações como essa não se repitam no automobilismo: “Fui a principal vítima. Isso não é esporte, e eu não vou desistir.”
Relembre do Singapuragate: escândalo que tirou o título de Massa
A Fórmula 1 já viveu diversos escândalos, mas um dos mais chocantes foi o do GP de Singapura de 2008. Naquela temporada, Lewis Hamilton e Felipe Massa disputavam o título, separados por apenas um ponto. Massa conquistou a pole, enquanto Fernando Alonso, da Renault, largou bem atrás devido a problemas mecânicos.
Flavio Briatore (chefe da Renault) e Pat Symonds (diretor executivo) planejaram beneficiar Alonso ao ordenar que Nelsinho Piquet batesse de propósito na curva 17, um ponto de difícil remoção, forçando a entrada do Safety Car. Alonso, que havia parado nos boxes pouco antes, assumiu a liderança e venceu a corrida.
O plano afetou diretamente Massa, que liderava até sua parada. A Ferrari liberou seu carro antes da hora, com a mangueira de combustível ainda presa, comprometendo sua corrida. O brasileiro terminou apenas em 13º, enquanto Hamilton somou pontos importantes para conquistar o título no final da temporada por apenas um ponto.
O escândalo só veio à tona um ano depois, quando Nelsinho revelou tudo à FIA após ser demitido da Renault. Briatore e Symonds foram banidos (embora posteriormente readmitidos), e a Renault recebeu uma punição branda. Alonso sempre negou saber do plano.
Massa, desapontado, viu sua chance de título ser comprometida. Em 2023, entrou com uma ação contra a FIA pedindo a revisão do campeonato, alegando que Bernie Ecclestone sabia do escândalo em 2008, mas nada foi feito. O processo segue em andamento, mas com poucas chances de sucesso.