O Williams FW47 foi revelado durante um shakedown em Silverstone, exibindo uma pintura especial de Dia dos Namorados com um elegante tom de azul-escuro. Assim, a equipe sob o comando de James Vowles pelo terceiro ano, continua sua reconstrução com um novo piloto e um patrocinador principal, mirando o sucesso na F1 em 2026 com o novo regulamento.
A Williams evolui para 2025
Embora o FW47 seja uma evolução em relação ao FW46, a Williams não esconde que este carro é uma etapa intermediária. O foco principal está em melhorar a estabilidade, especialmente na traseira, aumentando a carga aerodinâmica e reduzindo o arrasto.
Dentre as mudanças, a asa dianteira recebeu um novo design, com um bico mais estreito e uma disposição revisada dos elementos para otimizar o fluxo de ar. Isso reflete o progresso da Williams na área de compósitos, permitindo estruturas mais eficientes e leves. A equipe manteve a suspensão dianteira push-rod (é um tipo de configuração de suspensão em que a haste diagonal empurra os braços da suspensão quando o carro passa por irregularidades na pista), confiando na configuração já utilizada.
Ver essa foto no Instagram
O FW47 eliminou o formato trapezoidal do FW46 na área do monocoque (a parte do meio do carro, onde o piloto fica, também chamada de cápsula de sobrevivência), o que pode indicar avanços estruturais. As entradas de ar laterais seguem um conceito inspirado no RB20 da Red Bull. Com isso, otimiza o direcionamento do fluxo de ar para o assoalho e a parte traseira. Além disso, o capô do motor recebeu um refinamento que acomoda melhor os componentes internos e reduz as protuberâncias visíveis.
Outros detalhes do carro
A Williams também adotou um novo layout de suspensão traseira, trocando o pull-rod (é um tipo de configuração de suspensão em que a haste diagonal puxa os braços da suspensão quando o carro passa por irregularidades na pista) pelo push-rod. Essa mudança melhora o fluxo de ar e amplia o espaço para o difusor, um conceito que muitas equipes têm seguido. Esse ajuste também alinha a equipe com a parceria técnica da Mercedes.
O FW47 mantém uma asa traseira trocável, mas foi apresentado com uma configuração de alto downforce. Algumas áreas, como o assoalho, permanecem semelhantes ao FW46, indicando que a equipe pode limitar investimentos para priorizar o desenvolvimento do carro de 2026.
Dessa forma, Vowles já indicou que 2025 pode ser um ano de sacrifício em prol do futuro. Assim, a Williams espera que o FW47 seja competitivo, mas, se não for, o foco continuará sendo o longo prazo. A chave será observar como a equipe gerencia o equilíbrio entre a performance atual e a preparação para as novas regras.
A nova temporada da F1
A Fórmula 1 retorna no fim de semana dos dias 14, 15 e 16 de março, em Melbourne, na Austrália. O SportBuzz trará a repercussão e os destaques da principal categoria do automobilismo mundial.