Nesta sexta-feira, 19, a RBR anunciou a contratação de Liam Lawson para substituir Sergio Pérez em 2025. Em momento que a equipe austríaca parecia definida para a próxima temporada da Fórmula 1, a saída do piloto mexicano pegou muitos de surpresa e recolocou o neozelandês no grid da categoria. Com rápida experiência pela Racing Bulls, o jovem piloto tem uma “rixa” com Fernando Alonso.
Nas últimas duas temporadas, Lawson foi convocado algumas vezes para cobrir ausências de Daniel Ricciardo na Racing Bulls. Com alguns Grandes Prêmios no currículo e um modo firme de pilotagem, o jovem piloto chega no grid para brigar no pelotão de cima. Além disso, já entra como titular com uma pequena inimizade com o veterano da Fórmula 1.
Lawson chega na Fórmula 1 com uma inimizade
No GP dos Estados Unidos, Liam Lawson, ainda pela Racing Bulls, tirou Fernando Alonso do sério. Durante a corrida sprint, o piloto da Aston Martin conseguiu uma ultrapassagem diante do neozelandês na curva 12, mas na sequência, na curva 13, acabou tomando o troco. A grande questão é que, na visão do espanhol, o jovem fez uma manobra muito arriscada, que o obrigou a frear e perder duas posições, pois Esteban Ocon também o superou no mesmo ponto.
Ver essa foto no Instagram
A reação primária de Fernando Alonso já mostrou sua insatisfação. “Esse cara da AlphaTauri (antigo nome da Racing Bulls) é um idiota”, disse o veterano. Após o término da prova rápida, o espanhol procurou Lawson no paddock e o cobrou pela manobra arriscada, promovendo uma pequena discussão entre os dois.
Mesmo após esse contato direto entre os dois pilotos, Fernando Alonso voltou a falar sobre o jovem piloto com a imprensa. “Liam tem seis corridas para demonstrar muito, mas certamente não está tendo a abordagem correta. É a carreira dele que está em jogo, não a minha”, comentou o bicampeão mundial.