Nesta sexta-feira, 13, Gabriel Bortoleto fez mais uma grande escolha para sua entrada na Fórmula 1. Todos os pilotos tem seus carros identificados com os tradicionais números, que viram marcas registradas de suas trajetórias na principal categoria do automobilismo. Correndo pela Kick Sauber, o brasileiro definiu o número 5 para ingressar na F1.
Todos os pilotos do grid, inclusive os que irão correr por novas equipes, como Lewis Hamilton, pela Ferrari, Carlos Sainz, pela Williams, e Esteban Ocon, pela Haas, mantiveram suas numerações. Porém, além de Bortoleto, a Fórmula 1 irá contar com a entrada de outros três novatos na categoria, que também escolheram seus números para a inscrição oficial da FIA.
Bortoleto usará número de tetracampeão mundial
O italiano Kimi Antonelli terá a oportunidade de entrar na Fórmula 1 na Mercedes, substituindo Lewis Hamilton, com o número 12. Jack Doohan irá herdar o assento de Esteban Ocon na Alpine e usará a numeração 7. Por fim, Ollie Bearman, que correu algumas corridas como substituto de Carlos Sainz na Ferrari, será piloto titular da Haas e terá o seu carro estampado com o número 87.
Ver essa foto no Instagram
O número 5 na Fómula 1 é especial, pois conta com um piloto que fez história na categoria com essa numeração. Sebastian Vettel, aposentado em 2022, foi o último a correr com o 5 estampado. O alemão foi tetracampeão consecutivo com a RBR, entre 2009 e 2012, feito que Max Verstappen igualou nesta temporada.
Na Fórmula 2, Gabriel Bortoleto correu pela Invicta-McLaren e se sagrou campeão com o número 10 estampado em seu carro. Na F1, a numeração já está ocupada pelo francês Pierre Gasly, da Alpine. Em seu primeiro teste com a Sauber, o brasileiro pilotou o carro 98, mas não deu sequência com essa identificação. O número, porém, já tem uma identificação forte com o piloto, que foi campeão da Fórmula 3 com ele.