O fim da temporada da Fórmula 1 está se aproximando. Após um ano agitado, com título disputado, mas garantido com antecedência novamente por Max Verstappen, 2024 se encerra com mais uma grande polêmica. O atual tetracampeão mundial foi acusado por George Russell por fortes ofensas nos bastidores do GP do Catar.
Tudo começou após a vitória de Verstappen em Doha, quando o holandês criticou publicamente o piloto da Mercedes por sua postura em uma reunião com comissários. “Eu respeito muitos pilotos, mas ontem perdi completamente o respeito por ele. Foi ridículo que ele quisesse que eu fosse penalizado. Fiquei muito chateado com isso”, disse o campeão mundial.
Verstappen não acredita no “bom moço” Russell
Max ainda acrescentou falando sobre a postura do britânico longe das câmeras, que é muito diferente da imagem polida que ele supostamente tenta criar. Dessa forma, antes do GP de Abu Dhabi, o último da temporada, George Russell foi questionado sobre essas declarações do holandês e não perdeu a oportunidade de colocar mais lenha na fogueira.
Ver essa foto no Instagram
“Acho tudo muito irônico, considerando que sábado à noite, ele disse que iria bater em mim propositalmente e, ‘colocar a porr* da minha cabeça na parede’… então questionar a integridade de alguém como pessoa, enquanto fazia comentários como esse no dia anterior, acho muito irônico, e não vou sentar aqui e aceitar”, iniciou o piloto da Mercedes.
Russell ainda falou sobre a postura de Verstappen não apenas com ele, mas com outros companheiros e rivais de categoria. “Sabe, as pessoas têm sido intimidadas por Max há anos, e você não pode questionar suas habilidades de pilotagem. Mas ele não consegue lidar com a adversidade sempre que algo vai contra ele”, completou.
Por fim, o britânico encerrou convicto que não fez nada de errado na sala dos comissários e Max não soube interpretar. “Faz parte da corrida. O que acontece na sala dos comissários? Você luta muito, mas nunca é pessoal. Mas você sabe, ele está indo longe demais agora”, finalizou.
Ver essa foto no Instagram
O tetracampeão respondeu Russell novamente
Após a réplica de Russel, o assunto não foi encerrado e Max Verstappen voltou a responder o britânico, também nada arrependido de suas falas nos bastidores. “Não tenho nenhum arrependimento, porque eu quis dizer tudo que disse e continuo pensando assim. Se eu tivesse que fazer de novo, talvez eu diria até mais, sabendo como a corrida acabou”, disse o piloto da RBR.
Verstappen revelou sua surpresa com a forma que Russsell brigou por sua punição, dizendo, inclusive, que o britânico mentiu para que fosse punido. “Eu apenas não esperava que alguém realmente iria tentar tanto e conseguir que alguém recebesse uma punição e iria mentir sobre o motivo pelo qual eu fiz o que fiz”, comentou.
A punição em questão aconteceu na classificação do GP do Catar. Com o cronômetro zerado, a pole position estava em jogo para os dois pilotos. Porém, Russell se sentiu atrapalhado pela baixa velocidade de Max antes de abrir a última volta. O britânico chegou a reclamar dessa ocorrência no rádio e, posteriormente, as coisas foram se resolver na sala dos comissários.