O argentino Franco Colapinto vive um momento decisivo em sua carreira na Fórmula 1. Apesar de não haver vagas disponíveis confirmadas para a próxima temporada, o piloto emergente está ligado a rumores de interesse por parte de equipes como Red Bull Racing e Alpine, mas precisa provar seu valor nas últimas corridas do ano.
Desde sua estreia no GP da Itália, substituindo Logan Sargeant pela Williams, Colapinto impressionou, marcando cinco pontos até o momento. Contudo, um erro crucial na classificação do GP de Las Vegas danificou gravemente seu carro e lançou dúvidas sobre sua consistência.
“A batida em Las Vegas foi culpa dele, e foi um erro bobo”, comentou Jamie Campbell-Walter, empresário de Colapinto, ao Motorsport Magazine. “É a pressão de não saber o que te espera, o que às vezes é pior do que saber. Nunca se sabe como esses pilotos reagem nessas situações de pressão. Precisamos nos recuperar, seguir em frente e fazer o trabalho. Ele tem mais duas provas para provar seu valor.”
Full footage of Franco Colapinto’s crash in Q2!#F1 #Formula1 #LasVegasGP pic.twitter.com/gRKjrsu7Mv
— Extreme Cars (@extremecars__) November 23, 2024
Disputa por uma vaga no grid de 2025
Com Alex Albon e Carlos Sainz confirmados pela Williams para 2025, Colapinto precisa atrair a atenção de outras equipes. Na Red Bull, seu futuro está condicionado à permanência ou não de Sergio Pérez e Liam Lawson, enquanto, na Alpine, sua chegada dependeria de uma reavaliação do contrato de Jack Doohan, que já foi anunciado para 2025.
Campbell-Walter reconheceu que o incidente em Las Vegas complicou a situação, mas mantém o otimismo. “Antes da batida, tudo parecia muito positivo. Há uma boa chance de vê-lo no grid no ano que vem, mas as equipes querem avaliar seu desempenho nas próximas corridas, o que é justo”, explicou.
Comparações de Colapinto com Verstappen e confiança no talento
O empresário destacou que erros são naturais para jovens talentos e citou o exemplo de Max Verstappen. “Max era uma estrela em ascensão na Toro Rosso e cometeu muitos erros. Franco cometeu dois. E acho que as pessoas podem ver o que ele fez contra um companheiro experiente. Sargeant nunca esteve sete décimos à frente de Albon. Franco esteve em Las Vegas, e isso não é algo isolado.”
Além disso, Campbell-Walter ressaltou as qualidades de Colapinto como pessoa e piloto: “Ele é um novato. Terá um passe livre para alguns acidentes ocasionais em suas primeiras corridas? Provavelmente sim. Espero que as equipes vejam além disso e reconheçam o valor que ele tem como piloto e como pessoa. Ele é um grande garoto.”
LEIA MAIS: Michael Schumacher: Fortuna e Legado na Fórmula 1