Na manhã deste domingo, 01, Gabriel Bortoleto até venceu a corrida da Fórmula 2 no GP do Catar. O brasileiro, porém, sofreu punição de cinco segundos e acabou terminando a prova no terceiro lugar. Na briga pelo título mundial, o futuro piloto da F1 adiou a conquista da taça para a última disputa da temporada, já que Isack Hadjar teve bom resultado e terminou em segundo.
Largando na segunda colocação, Bortoleto assumiu a primeira posição já na largada. Com bom ritmo, o piloto abriu vantagem dos adversários, o que indicava uma vitória tranquila no GP do Catar. No entanto, a entrada de um safety car virtual mudou a história da corrida. Na tentativa de entrar nos boxes, o brasileiro esqueceu que a estratégia era proibida na Fórmula 2.
Por que Gabriel Bortoleto foi punido?
Pelo regulamento do campeonato, os pilotos não podem entrar no boxe com o safety car virtual ativo. Assim, Gabriel Bortoleto lembrou em cima da hora da regra e voltou para a pista já na boca da entrada do pit lane. Diante disso, a direção de prova aplicou punição de cinco segundos para o brasileiro após o fim da corrida, o que fez com que o piloto acelerasse ao máximo para abrir vantagem dos rivais.
Ver essa foto no Instagram
Já na reta final da corrida, Bortoleto escalou o pelotão e aproveitou a entrada dos lideres nos boxes para reassumir a primeira posição. Porém, sem tempo para abrir vantagem de cinco segundos para os adversários, o brasileiro acabou cruzando a linha de chegada em primeiro, mas a punição fez com que ele terminasse a prova na terceira colocação. Rival direto, Isack Hadjar terminou em segundo. Paul Aaron levou a vitória.
Diante disso, a briga pelo título mundial ficou para a disputa da última corrida da temporada. No próximo domingo, 08, a Fórmula 2 chega em Abu Dhabi para decidir quem será o campeão: Gabriel Bortoleto ou Isack Hadjar?