A Fórmula 1 anunciou que, a partir da próxima temporada, será obrigatório o uso de um “kit de resfriamento para pilotos” em condições de calor extremo. A medida visa a segurança dos competidores e foi motivada pelos acontecimentos do Grande Prêmio do Qatar de 2023, em que pilotos relataram dificuldades e consideraram as condições “além do limite”.
Após a corrida no Golfo, realizada em outubro sob intensa umidade e altas temperaturas, vários pilotos precisaram de atendimento médico para tratar casos de desidratação e exaustão. Esteban Ocon, piloto da Alpine, revelou que chegou a vomitar dentro do capacete durante a prova, ilustrando a gravidade das condições.
📰: The Formula 1 Commission has announced updates:
•2025: Driver cooling kits for heat hazards, grid protocol changes for car withdrawals, and rookie sprint race plans revisited for 2026.
•2026: Progress on regulatory drafting includes gender-neutral Sporting Regulations and… pic.twitter.com/iKL7Fq2A7L— F1 Naija (@f1_naija) November 13, 2024
Como funcionará o novo sistema de resfriamento da Fórmula 1
O novo sistema de resfriamento inclui um conjunto de tecnologias destinadas a reduzir a temperatura no cockpit, evitando problemas de saúde relacionados ao calor. Entre as soluções, destacam-se um mecanismo que libera ar frio em direção ao piloto, possivelmente com o auxílio de trocadores de calor, e o aumento de aberturas de ventilação em áreas específicas do cockpit.
A decisão de implementar o dispositivo foi aprovada nesta quarta-feira em uma reunião da Comissão de F1, que reúne a FIA, detentores dos direitos comerciais e as equipes. De acordo com o comunicado conjunto da FIA e da F1, a introdução do sistema foi impulsionada por “resultados de testes encorajadores”.
Ainda na reunião, foi revisada a proposta de uma corrida sprint para pilotos estreantes em testes pós-temporada, mas foi decidido que a novidade não será implementada antes de 2026. Discussões adicionais serão realizadas no próximo ano para aprimorar a ideia.
Após o caótico GP de São Paulo, realizado sob forte chuva, a Fórmula 1 também anunciou novas regras para reorganizar o grid em casos onde pilotos não consigam alinhar no início da prova. A medida visa evitar confusões e melhorar a segurança em condições climáticas adversas.
LEIA MAIS: FIA anunciou que carros de Formula 1 devem ficar 2 segundos mais rápidos em 2026