Após a vitória de manual no GP de São Paulo, Max Verstappen ficou muito mais próximo do tetracampeonato mundial da Fórmula 1. Com os 26 pontos conquistados em Interlagos, o holandês abriu uma vantagem de 62 pontos para Lando Norris, da McLaren. Sendo assim, no Grande Prêmio de Las Vegas, o piloto da RBR pode garantir o título de forma matemática, mesmo com duas corridas restantes.
Após a disputa do GP de Las Vegas, restarão as provas do Catar e de Abu Dhabi, com 60 pontos em aberto no campeonato mundial. Atualmente, Max Verstappen soma 393 pontos, contra os 331 de Lando Norris. Dessa forma, caso a vantagem seja minimamente mantida nos Estados Unidos, o britânico não terá condições de superar o tricampeão mundial.
Como Verstappen pode ser campeão em Las Vegas?
A vitória de Verstappen em Interlagos foi crucial para a retomada de confiança do holandês. Após um hiato de 10 GP’s sem vitória, o piloto voltou ao degrau mais alto do pódio e encaminhou seu quarto título consecutivo. Antes mesmo do triunfo, caso chegasse todas as provas restantes na segunda colocação e com Norris na ponta, Max ainda garantia o campeonato.
Ver essa foto no Instagram
Porém, com o panorama atual a conta é muito simples: Se Verstappen cruzar a linha de chegada na frente de Norris, independentemente da posição, o título é dele. As únicas chances do piloto da McLaren continuar na briga é encurtando essa desvantagem para menos de 60 pontos.
Ainda existe, porém, duas maneiras do tricampeão terminar atrás de Norris e, mesmo assim, ficar com o título. Caso ambos cruzem a linha de chegada abaixo da 10ª colocação, ninguém pontua e Verstappen comemora o título. Por outro lado, se o britânico finalizar em 9º e o holandês em 10º, a vantagem seguirá em 61 pontos e o condutor da RBR seguirá inalcançável.
LEIA MAIS EM: Hamilton dirige McLaren de Senna e ergue a bandeira brasileira