Lando Norris, piloto da McLaren na F1, demonstrou insatisfação com o GP de São Paulo, disputado no último final de semana. Enquanto o britânico largou da pole position, terminando a corrida em 6º lugar, o rival da Red Bull Racing Max Verstappen escalou o pelotão e obteve a vitória saindo da 17ª posição, em atuação magistral.
Segundo Norris, a interrupção gerada pelo acidente de Franco Colapinto (Williams) representou uma injustiça no manejamento de estratégia. “Tudo o que perdemos de posições foi por causa da bandeira vermelha e da parada ‘gratuita’ para os outros. Infelizmente, nada mais que isso”, explicou à Sky Sports F1.
O jovem da McLaren já havia parado anteriormente para uma troca, logo após sofrer a ultrapassagem de George Russell (Mercedes). Além disso, Lando detonou a norma que permite a mudança de pneus em um cenário de bandeira vermelha. Na visão do britânico, há um prejuízo no fluxo natural das corridas.
“Essa é uma regra com a qual ninguém concorda. Provavelmente, hoje eles concordam, mas todos os pilotos já discordaram dela no passado”. O resultado dificultou profundamente a disputa de Norris pelo Campeonato de Pilotos. Atualmente, Max domina na liderança com 393 pontos, seguido por Lando, que soma 331.
Ver essa foto no Instagram
Mais da F1 no Brasil
Após a disputa do GP de São Paulo, Verstappen ressaltou que a corrida foi a melhor de sua carreira. “Claro que eu queria ter vencido (quebrado o jejum) um pouquinho mais cedo, mas foi difícil. Tentamos, não entendíamos porque as outras equipes eram tão rápidas. Largando em 17º não parecia que voltaríamos a vencer. Então, esse foi um resultado incrível, uma injeção de ânimo. Estou confiante, podemos lutar de novo“, celebrou o tricampeão da categoria.
Em sua fala, o holandês comparou a etapa em Interlagos deste ano com a de 2016, quando saiu de P16 e chegou a P3. “Essas duas corridas estão no meu top 10 de melhores corridas, mas a de hoje foi bem mais crucial do que aquela. Na época, eu não tinha nada a perder, não tinha uma briga pelo título, vim do fundo do grid… Hoje tinha mais coisa em jogo, então eu precisava me controlar mais, estar mais alerta. Então, essa, para mim, foi a melhor de todas”, disse.
LEIA MAIS EM: F1: Veja o que foi divulgado sobre o filme que estreia em 2025