Com a proximidade do GP do Brasil de Fórmula 1 2024, fica a expectativa para saber quem irá levar o troféu de uma das corridas mais tradicionais da modalidade para casa. Desde 1972 no circuito mundial, o Grande Prêmio contou com diversos vencedores durante o período, com rival sendo o maior campeão, seis brasileiros e diferentes vencedores nas últimas edições.
O maior campeão da história é o principal rival da carreira de Ayrton Senna na F1, o francês Alain Prost. Com seis títulos em nove anos, praticamente todas as conquistas aconteceram na década de 1980, deixando apenas uma para o primeiro ano da década seguinte. Dentre as conquistas, a decisão de desclassificação de Piquet ajudou no recorde, além de desistências de Senna e do próprio Piquet em 1985 e 1987, respectivamente.
A segunda posição fica com o heptacampeão mundial, Michael Schumacher, que soma quatro conquistas do Grande Prêmio brasileiro. A primeira foi exatamente na temporada de 1994, que ainda tinha Ayrton Senna nas pistas, mas um erro do piloto acabou abrindo o caminho para o alemão. Os outros títulos aconteceram em 1995, 2000 e 2002.
Pódio estrelado de maiores campeões no GP do Brasil
Fechando o pódio, dois dos grandes talentos recentes do automobilismo dividem a terceira posição junto com o veterano, sendo eles, Sebastian Vettel, Lewis Hamilton e Carlos Reutmann, com três títulos cada. Enquanto o argentino tem apenas um vice-campeonato mundial na carreira, os outros dois têm três e seis conquistas, respectivamente.
Ver essa foto no Instagram
Por fim, os brasileiros que venceram a prova em casa também são alguns dos grandes destaques da história, com apenas seis nomes tendo conseguido o feito. O primeiro foi Emerson Fittipaldi, sendo seguido por José Carlos Pace, que leva o nome do Autódromo de Interlagos, Nelson Piquet, Ayrton Senna, Rubens Barrichello e Felipe Massa, que foi o último a realizar o feito, em 2008.
VEJA RANKING:
- Alain Prost
- Michael Schumacher
- Lewis Hamilton, Sebastian Vettel e Carlos Reutmann
- Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Mika Hakkinen, Nigel Mansel, Ayrton Senna, Juan Pablo Montoya, Mark Webber e Max Verstappen
LEIA MAIS EM: GP do Brasil: Hamilton decepciona e Verstappen vence 17ª na temporada