A Red Bull Racing confirmou que realizou modificações em seu carro após conversas com a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), órgão regulador da Fórmula 1. A alteração aconteceu em meio a investigações sobre um dispositivo no cockpit que poderia permitir ajustes no assoalho frontal do veículo, gerando preocupações entre as equipes rivais.
A principal preocupação dos adversários era que o dispositivo pudesse ser usado para modificar o setup do carro entre a classificação e a corrida — algo proibido pelas regras da Fórmula 1. De acordo com as regulamentações de “parc fermé”, nenhuma mudança significativa no carro é permitida após o início da classificação, exceto ajustes no ângulo da asa dianteira.
Um porta-voz da Red Bull reconheceu a existência do dispositivo em questão, mas afirmou que ele não pode ser acessado com o carro em funcionamento. “Sim, [o dispositivo] existe, embora seja inacessível uma vez que o carro está totalmente montado e pronto para correr”, disse o representante à BBC Sport. “Nas correspondências que tivemos com a FIA, essa peça foi discutida, e concordamos com um plano para o futuro.”
O componente que gerou as investigações é o ‘bib’ ou ‘bandeja de chá’, uma parte do assoalho localizada na parte frontal e central do carro. A FIA, em resposta, afirmou que qualquer ajuste nessa área durante as condições de parc fermé é estritamente proibido. “Embora não tenhamos recebido indicações de que qualquer equipe tenha usado tal sistema, a FIA permanece vigilante em seus esforços para reforçar a fiscalização do esporte”, declarou a entidade. A FIA também mencionou que pode adotar procedimentos adicionais, como a aplicação de lacres, para garantir a conformidade.
🚨 ÚLTIMA HORA @andrewbensonf1 confirma que Red Bull le ha admitido que es el equipo que ha cometido la irregularidad con la altura del suelo #BoxBox pic.twitter.com/YaV7ynAtqm
— DAZN España (@DAZN_ES) October 17, 2024
Lando Norris, piloto da McLaren e concorrente direto de Max Verstappen, da Red Bull, pelo título de pilotos, comentou sobre o caso: “Uma coisa é ter isso no carro, outra é o quanto se explora e usa, o que não sabemos ao certo. Se eles estiverem usando da maneira que as pessoas pensam, talvez isso mude as coisas. Mas eles não conquistaram poles e vitórias só por conta de um dispositivo”, afirmou Norris. “Quando se trata de poles decididas por milésimos, pode ser que faça alguma diferença.”
O dispositivo da Red Bull foi trazido à tona durante o Grande Prêmio de Singapura, em setembro, quando equipes rivais descobriram sua existência em documentos de componentes fornecidos à FIA. A possibilidade de ajustar o assoalho do carro poderia ajudar as equipes a equilibrar melhor as demandas da classificação e da corrida, já que em geral, os carros são configurados para rodar mais baixos na classificação e mais altos durante a corrida.
A temporada de Fórmula 1 retorna neste fim de semana com o Grande Prêmio dos Estados Unidos, no Circuito das Américas, em Austin, após uma pausa de quatro semanas.