Depois de muitas conspirações de que a RB teria permitido Daniel Ricciardo tentar a volta mais rápida para ajudar Max Verstappen e a Red Bull, a equipe desmentiu as informações polêmicas do GP de Singapura. Importante ressaltar que o australiano enfrenta rumores de que será demitido do time de Fórmula 1 entre o GP de Austin e o início de 2025.
Os rumores se intensificaram após a RB tomar a decisão de trocar os pneus de Ricciardo por macios nas últimas voltas, permitindo que o piloto tirasse o ponto extra de Lando Norris. Esse fato afeta diretamente a disputa pelo título mundial, uma vez que a ‘caçada’ do britânico fica cada vez mais difícil com a diferença de pontos diminuindo cada vez menos.
Foi estratégia da Red Bull “fazer” Ricciardo ir mal?
Como Ricciardo cruzou a linha de chegada em último, a RB não somou nenhum ponto. Por esse motivo, surgiram teorias de que a equipe irmã da Red Bull estava oferecendo um auxílio a Verstappen levadas a cabo por diversos aficionados e analistas do esporte.
Andrea Stella, chefe da equipe McLaren, comentou que não queria acreditar que houvesse uma ligação entre as ações da RB e as esperanças de título da Red Bull, mas reconheceu que a manobra era incomum e “peculiar”.
“Em nenhum momento eu tenho elementos para dizer que a RB buscou a volta mais rápida para apoiar a Red Bull. Só acho isso um pouco… Como posso dizer… Peculiar. Eu não esperava por isso“, afirmou Stella.
A troca de pneus de Ricciardo foi planejada?
O diretor da RB, Laurent Mekies, negou que tenha havido qualquer conversa com a Red Bull sobre a tática da volta mais rápida e que a decisão foi totalmente voltada para uma possível ‘despedida’ do piloto. A escolha de trocar os pneus de Ricciardo foi feita para proporcionar a ele uma chance de brilhar, mesmo sabendo que poderia ajudar Verstappen.
“Você tem que dar crédito ao cara. Daniel passou por um fim de semana louco“, explicou Mekies. “Achamos que era a coisa certa a fazer, dar a ele essa chance no contexto em que o fim de semana se desenrolou“.
Como Ricciardo reagiu à polêmica?
O próprio Ricciardo disse que achava que a oferta da RB de disputar a volta mais rápida era para lhe dar algo para almejar, mesmo sabendo que ele pode muito bem ter ajudado Verstappen. “Eu tinha uma ideia, mas também achei que eles estavam apenas me deixando me divertir um pouco, porque estávamos obviamente muito longe dos pontos“, comentou o australiano.
Ele ainda reforçou: “Estou torcendo para que Max vença por um ponto agora, porque, se for o caso, garanti a mim mesmo um belo presente de Natal. Desculpe, Lando! Mas acho que eu ganharia um bom presente de Natal!“.
Importância da manobra para o campeonato
Com a McLaren liderando o campeonato de construtores e a diferença entre Norris e Verstappen reduzida para 52 pontos, cada detalhe conta na reta final da temporada. A estratégia da RB, embora polêmica, foi crucial para manter Verstappen numa posição de vantagem.
Neste contexto, Ricciardo enfrenta rumores cada vez mais intensos de que pode ser substituído por Liam Lawson a partir do GP dos Estados Unidos. No entanto, até o momento, nada foi confirmado, adicionando mais um elemento de suspense à temporada.