Assim como as rivais Mercedes e RB, a McLaren também virá para o GP de Singapura, neste fim de semana, com uma pintura especial. O design do MCL38 trocará o preto pelo branco em homenagem aos modelos da era MP4, período entre 1981 e 1996 no qual os carros do time tinham este prefixo no nome – dentre eles, está o MP4/4, carro icônico vencedor de 16 corridas em 1988. Naquele ano, Ayrton Senna conquistou seu primeiro título mundial e a equipe foi tetracampeã de construtores.
A série foi inaugurada em 1981 com o MP4/1, guiado por Andrea de Cesaris e o tricampeão Niki Lauda. De lá pra cá, o time conquistou títulos com o próprio Lauda, em 1984; Alain Prost (1985, 1986 e 1989) e Ayrton Senna (1988, 1990 e 1991).
O Legado de 1988
O prefixo MP4 seguiu sendo utilizado até 2017, quando deu lugar ao “MCL”, referência ao nome da equipe. Mas a marcante pintura branca e vermelha foi abandonada após a temporada 1996, ano em que o carro do time foi guiado por David Coulthard e o futuro bicampeão Mika Hakkinen.
Como Essa Homenagem Será Vista no GP de Singapura?
Além do design semelhante, a pintura especial para a prova deste fim de semana em Marina Bay trará o nome dos 13 pilotos da era MP4 no cockpit dos carros que Oscar Piastri e Lando Norris pilotarão. A pintura remete a uma era vitoriosa da marca.
Quais Pilotos Marcaram a Era MP4?
Durante essas 16 temporadas, os carros do time de Woking foram guiados por:
- Niki Lauda
- John Watson
- Stefan Bellof
- Alain Prost
- Keke Rosberg
- Stefan Johansson
- Ayrton Senna
- Gerhard Berger
- Michael Andretti
- Mika Hakkinen
- Martin Brundle
- Mark Blundell
- David Coulthard
O Impacto Atual da McLaren na F1
Após o GP do Azerbaijão no último domingo, a McLaren voltou a experimentar a liderança da F1 após dez anos: com a vitória de Oscar Piastri, a equipe desbancou a RBR do campeonato de construtores, a sete etapas para o fim da temporada. Lando Norris, porém, ainda segue em busca de Max Verstappen na primeira colocação do Mundial de pilotos.
“`