Oscar Piastri alcançou uma vitória significativa no GP do Azerbaijão, demonstrando um notável talento ao ultrapassar Charles Leclerc, que detinha a pole position. A vitória, entretanto, foi fruto de um esforço conjunto na McLaren, onde Lando Norris desempenhou um papel fundamental, segundo Andrea Stella, chefe da equipe.
Lando Norris, pilotando o carro #81, mostrou grande habilidade ao segurar Leclerc por diversas voltas, garantindo que Piastri tivesse uma vantagem crucial. Simultaneamente, Sergio Pérez, outro competidor de peso, se tornava uma ameaça crescente, mas Norris continuou a apoiar Piastri, impedindo que Pérez tivesse uma chance clara de assumir a liderança.
Como Lando Norris contribuiu para a vitória de Piastri?
De acordo com Andrea Stella, “sem a ajuda de Lando, Pérez teria terminado à frente de Oscar após o pit stop. Então, a corrida teria se desenvolvido de forma muito diferente. É por isso que acredito que Lando teve 50% de participação na vitória de Oscar“.
Norris conseguiu ‘atrasar’ Pérez por duas voltas importantes, permitindo que Piastri defendesse sua posição após o pit stop. A manobra foi essencial para que a McLaren mantivesse um bom desempenho conjunto, mostrando a força da equipe em proporcionar apoio mútuo entre seus pilotos.
Qual foi a estratégia da McLaren para o GP do Azerbaijão?
“Para nós, trata-se simplesmente de fazer o melhor que pudermos pela equipe a cada fim de semana. E se um piloto precisa de ajuda, ele recebe essa ajuda. Depois, os pilotos fazem isso. Esse é um dos nossos pontos fortes na batalha com concorrentes tão bons” explicou Stella.
Com Ferrari, McLaren e Red Bull competindo em um ritmo extremamente semelhante, estar na liderança era crucial. Isso ficou evidente quando os líderes conseguiam controlar a corrida construindo uma vantagem apesar das várias curvas estratégicas do circuito.
Pérez concorda com a estratégia entre Piastri e Norris
Pérez iniciou a corrida com boa colocação, chegando a estar à frente de Max Verstappen e ocupando a terceira colocação por várias voltas. Infelizmente, um incidente com Carlos Sainz, ao tentar defender sua posição no pódio, resultou em ambos os carros indo parar no muro, eliminando suas chances de terminar a corrida de maneira competitiva.
Após a corrida, Pérez mencionou que a estratégia de usar Norris para desacelerá-lo foi crucial para o resultado final. “Acho que perdi dois segundos quando Lando estava na frente me parando, dois ou dois segundos e meio, e isso realmente me impediu de superar Piastri“.
Pérez acredita que estaria em uma posição muito melhor se não tivesse perdido tempo atrás de Norris. “Acho que estar no ar sujo, com a pouca aderência aqui, não foi o ideal. Então acho que teria feito uma corrida muito melhor [se pudesse ter chegado à frente]. Está claro: tínhamos ritmo para vencer” comentou.
Embora desapontado com o acidente, Pérez ficou satisfeito com o retorno do bom ritmo do RB20, mostrando-se otimista quanto às melhorias do carro e às próximas corridas. “As melhorias que trouxemos nos colocaram de volta na luta e isso é algo com que podemos estar felizes” concluiu Pérez.