Andrea Stella já confirmou que a McLaren está preparada para dar apoio a Lando Norris. No entanto, a equipe não irá tirar os olhos e chances de Oscar Piastri continuar brilhando na Fórmula 1 caso as oportunidades se apresentem.
Atualmente, o britânico está a 62 pontos de Max Verstappen, que lidera o campeonato. Com o desempenho ruim da Red Bull, Norris tem verdadeiras chances de diminuir essa diferença nas próximas oito etapas e tomar a ponta.
Piastri concorda em apoiar Norris no título?
Até o GP de Monza, a McLaren não estava disposta a eleger um piloto número um. No entanto, os questionamentos após o resultado ruim na Itália fizeram o time tomar uma direção diferente e optar por apoiar Lando na busca pelo título em 2024.
Em Monza, Norris tinha a pole, mas perdeu a posição para Piastri após um movimento agressivo do companheiro, caindo para terceiro e permitindo que Charles Leclerc tomasse a vitória. Esse resultado decepcionante fez com que a McLaren repensasse seus ideais e revisse as “papaya rules”.
No entanto, apesar do apoio garantido, Lando explicou que Oscar não precisará abrir mão de vitórias caso as oportunidades se apresentem. Além disso, o britânico confirmou que não esperava que o companheiro de equipe iria tentar ultrapassá-lo em Monza.
Por que a McLaren de Stella mudou de estratégia?
Norris admitiu que o fato de ter prioridade apenas para as posições mais baixas poderia acabar lhe custando o título na última corrida da temporada em Abu Dhabi. Mesmo assim, ele insiste que quer vencer o campeonato mundial por mérito e não a todo custo.
“Tenho certeza de que isso vai doer [no caso de perder o título], mas também estou aqui para competir“, disse ele, quando perguntado como se sentiria se perdesse por alguns pontos. “Se um piloto estiver se saindo melhor do que eu, eu preciso fazer um trabalho melhor e não quero tirar isso de alguém“.
Ele enfatiza a importância de vencer por mérito: “Não quero que me deem um campeonato. Quero vencê-lo lutando contra Max, vencendo Max, vencendo meus concorrentes e provando que sou o melhor na pista. E é assim que quero vencer“.
Novas regras da McLaren de Stella?
Norris explicou que a McLaren também revisou suas “regras papaya” após a ultrapassagem agressiva de Piastri em Monza. Ele afirmou que o movimento abriu a porta para Leclerc conquistar uma vitória para a Ferrari em casa. No entanto, ele insistiu que ele e Oscar ainda estão livres para lutar no início de uma corrida.
“Acho que haverá certos momentos em que não será inteligente disputar, mas se você entrar na primeira volta e estiver pensando nisso, essa é a abordagem errada“, explicou Norris. Ele acredita que os pilotos devem entrar na primeira volta com a abordagem correta, que é atacar e tentar avançar.
Norris defendeu que em Monza eles ainda não estavam alinhados com as mesmas estratégias e pensamentos, e o que aconteceu em pista foi revisado pela equipe para garantir melhores resultados futuros.
Oscar Piastri já está a par das “novas regras papaya” e sabe que deverá dar preferência a Norris quando as oportunidades se apresentarem. No entanto, ele admite que é algo doloroso como competidor.
“Sim, quero dizer, obviamente foi algo que discutimos muito nos últimos dias“, disse Piastri. “De forma egoísta como piloto, no meu próprio interesse, as ordens da equipe não são tão divertidas, mas percebo que há uma imagem muito maior“.
Piastri explicou que compreende a necessidade de apoiar Norris para o bem da equipe no geral. Ele ressaltou sua gratidão pela oportunidade dada pela McLaren de correr na F1 e vencer em tão pouco tempo.