Adrian Newey foi oficialmente confirmado na Aston Martin na última terça-feira (10) antes do GP do Azerbaijão. O ‘mago’ da Fórmula 1 juntará forças com a equipe em 2025, visando melhorar o projeto para 2026 da equipe britânica. A chegada do engenheiro traz uma nova ‘brisa de esperança’ para Fernando Alonso, que está na busca de seu terceiro título mundial.
A notícia pegou muitos de surpresa, mas para os entusiastas da Fórmula 1 o impacto já começa a ser sentido nos bastidores. A parceria entre Newey e Alonso promete render frutos de alto nível competitivo, e a expectativa é que a Aston Martin se torne uma força a ser reconhecida nos próximos anos.
Newey na Aston Martin é o que faltava para Fernando Alonso voltar?
Como foi revelado pela BBC Sports, o salário anual de Newey foi acordado em 20 milhões de euros, cerca de R$220 milhões de reais. E ao que parece, Alonso se ofereceu para bancar parte desse custo. Isso mostra a determinação e o comprometimento do piloto espanhol na busca pelo sucesso.
Mike Krack, chefe da equipe da Aston Martin, comentou sobre a chegada de Adrian Newey e afastou qualquer especulação de que Fernando Alonso pode estar pensando em aposentadoria. Krack garantiu que Alonso tem um longo futuro pela frente na equipe, o que anima tanto fãs quanto investidores.
“Foi há apenas alguns meses que fizemos isso [a renovação], mas claramente, Fernando tem um longo futuro nesta equipe. Todos estavam muito animados com isso [o anúncio de Adrian Newey] na terça-feira, embora não tenhamos falado sobre mais nada“, explicou.
Qual o Impacto de Newey na performance da Aston Martin?
Alonso deve ter sido quem mais se animou com a chegada de Newey, já que como falamos se ofereceu a pagar uma parte da vinda do engenheiro, um gesto que não passou despercebido. Segundo Krack, o respeito mútuo entre Alonso e Newey pode ser um fator decisivo para o sucesso da equipe.
“É incrível que ele tenha se oferecido para pagar parte de seu salário a Adrian, estamos falando de 10 ou 20%. Vou procurá-lo hoje para perguntar quanto é realmente“, revelou Krack. “Você pode ver o respeito que eles têm um pelo outro, e acho que eles querem alcançar algo grandioso juntos.“
Apostas e ambições da Aston Martin
Com a chegada de Newey, a Aston Martin estabelece uma parceria que tem tudo para se tornar histórica. A combinação de talento e experiência de ambos promete elevar a equipe a um patamar superior na Fórmula 1. Para isso, será crucial uma boa colaboração entre os pilotos e a própria equipe técnica.
“Adrian sempre quis trabalhar com alguém como Fernando. Temos que colocar tudo em seu lugar e fazer uma boa colaboração entre os dois, também entre os pilotos e o próprio Adrian. Temos que ser flexíveis e aprender o máximo que pudermos“, finalizou Krack.
A partir de 2025, todos estarão com os olhos voltados para a Aston Martin e seus talentos. A expectativa é de que novas estratégias e inovações tecnológicas elevem a performance da equipe, colocando-a novamente entre as principais concorrentes do grid.