Nesta semana, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) esclareceu a situação da Honda e da Alpine. De acordo com o órgão, foi detectada uma violação processual sobre o relatório de gastos com os motores da temporada de 2023. Mesmo com o cumprimento de todas as equipes, a irregularidade se fez presente nos documentos.
“A CCA (Administração de Limite de Custo) confirma que, embora a Alpine Racing SAS e a HRC tenham sido consideradas em Violação Processual, nenhuma delas excedeu o nível do teto orçamentário. Tanto a Alpine Racing SAS quanto a HRC agiram sempre de boa fé e estão atualmente cooperando com a CCA para finalizar o assunto”, pontuou a FIA.
Ver essa foto no Instagram
“Considerando a natureza da violação, as complexidades dos novos Regulamentos Financeiros para Fabricantes de motores e os desafios associados ao seu primeiro ano de implementação, a intenção da CCA é propor a esses dois Fabricantes que resolvam suas respectivas violações por meio de um Acordo de Violação Aceito (ABA)”, completou.
Atualmente, a Alpine ocupa a 8ª posição no Campeonato de Construtores, com 13 pontos e nenhum pódio faturado. Seus representantes no grid, Pierre Gasly e Esteban Ocon, estacionam, respectivamente, em 14º e 18º lugar na categoria de pilotos. A Fórmula 1 retorna neste final de semana com o GP do Azerbaijão.