A Red Bull teve um fim de semana decepcionante na Itália, conquistando apenas o sexto e oitavo lugares com Max Verstappen e Sergio Pérez, respectivamente. Isso se deu porque o RB20 vem apresentando problemas e falta de desempenho nas pistas da Fórmula 1.
O problema começou a ficar claro após o GP da Espanha, em junho, quando Verstappen venceu pela última vez em 2024. Desde então, o tricampeão mundial avaliou que o carro se tornou um “monstro” e disse que a saída de Adrian Newey será determinante para a evolução da equipe nos próximos anos, como 2025 e 2026.
Problemas do RB20 deixam Red Bull sob pressão
Durante uma reunião de engenharia em Monza, Helmut Marko revelou ao De Telegraaf que Max Verstappen identificou a principal fraqueza do RB20. “Max reconheceu no sábado onde está a fraqueza do carro. Juntamente com os engenheiros, foi tomada uma decisão sobre como melhorar o carro e torná-lo competitivo novamente“, disse Marko.
Christian Horner, chefe da equipe, confirmou que a Red Bull precisa reverter a situação rapidamente. “Este circuito expôs as deficiências que temos no carro em relação ao ano passado“, explicou Horner ao RacingNews365.
Problemas constantes no RB20
As fraquezas do RB20 ficaram ainda mais evidentes na Itália, mas já estavam presentes desde o início do ano. “Mesmo se você voltar nos dados, houve algumas corridas no ano passado em que começamos a ver isso em Austin, e assim por diante“, adicionou Horner.
Verstappen ainda conseguiu vencer sete dos 10 primeiros GPs de 2024, porém, as coisas parecem ter fugido do controle atualmente, colocando em risco a conquista do quarto título mundial.
Como a Red Bull planeja resolver a situação do RB20?
Segundo Marko, a equipe fará mais experiências no Azerbaijão. No entanto, não se espera que nenhuma melhoria significativa aconteça até o GP dos Estados Unidos. “Só precisamos descobrir qual parte piorou o carro. Se soubéssemos disso, não estaríamos nessa situação“, resumiu Marko.
Christian Horner também destacou que a fábrica de Milton Keynes está com foco total na resolução desses problemas. “Temos um problema claro que foi destacado neste fim de semana e que sabemos que precisamos resolver, caso contrário, estaremos sob enorme pressão“, afirmou.
A situação parece crítica para a Red Bull, mas a equipe já mostrou no passado que é capaz de superar adversidades. Helmut Marko e os engenheiros estão confiantes de que as medidas que estão sendo tomadas farão o RB20 retomar sua competitividade em breve.