A Ferrari decidiu chegar à Monza com todas as forças possíveis e estreou nove atualizações no carro, indo muito além do novo piso. O pacote busca introduzir alterações para encontrar o equilíbrio e melhorar o desempenho do SF-24 nas etapas da Fórmula 1.
A equipe espera que a combinação dessas atualizações permita que os pilotos conquistem as primeiras posições. O novo asfalto da Itália, com zebras mais baixas, torna o traçado mais rápido, permitindo que as equipes escolham uma configuração mais próxima do chão.
Novas atualizações no SF-24 para Monza
O piso do SF-24 foi revisado de acordo com as orientações dos desviadores de fluxo que dividem os canais Venturi com outros elementos que agora possuem inclinações diferentes. Segundo documentos enviados à FIA, a Ferrari informou que a parte não visível do carro foi revisada, com a parte inferior redesenhada para favorecer a expansão de fluxo.
A nova base é reconhecida pelo novo desenho do pavimento, que apresenta uma asa longitudinal completamente nova. Esse acessório vem com uma configuração elevada e parte visivelmente cortada para garantir um funcionamento mais eficaz na zona de baixa pressão.
Como o novo desenho do capô afeta o desempenho?
O capô foi reperfilado com um estreitamento significativo na parte próxima à suspensão, aumentando o fluxo de ar. Para Monza, a Ferrari escolheu uma versão com um único elemento e cordão mais curto.
A asa traseira também prevê carga mínima com o perfil principal praticamente plano e flap móvel de incidência reduzida, visando encontrar força nas chicanes.
Modificações na asa dianteira e outras alterações
Para tentar equilibrar o carro, as asas dianteiras foram redesenhadas com bordas particularmente curtas e uma incidência que se reduz gradualmente em direção à antepara lateral. A intervenção na parte frontal diz respeito ao ‘nariz’, que tem um perfil mais estreito e vazado na parte inferior, além de um suporte mais fino para os retrovisores.
Essas atualizações fazem parte do esforço contínuo da Ferrari em encontrar o equilíbrio perfeito e melhorar o desempenho do SF-24. O novo pacote de atualizações otimiza diversos aspectos aerodinâmicos do carro, buscando oferecer vantagens competitivas nas próximas etapas da temporada.
Principais Ajustes Introduzidos pela Ferrari:
- Revisão do piso seguindo orientações dos desviadores de fluxo.
- Desenho do pavimento com uma nova asa longitudinal.
- Configuração mais curvada e ondulada na prancha externa.
- Capô reperfilado para melhor fluxo de ar.
- A asa traseira com carga mínima e flap móvel de incidência reduzida.
- Asas dianteiras redesenhadas com bordas curtas e incidência gradualmente reduzida.
Por que essas atualizações são cruciais?
As mudanças são cruciais para as corridas em Monza, onde a configuração de alta velocidade e as chicanes exigem um desempenho otimizado. A Ferrari espera que essas modificações resultem em um salto significativo no desempenho, especialmente contra concorrentes como a Red Bull e a Mercedes.
Com essas inovações, a equipe italiana busca não apenas se aproximar das rivais, mas também fornecer aos pilotos um equipamento mais competitivo, capaz de lutar pelas primeiras posições.