Max Verstappen liderou a classificação para o Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1 neste sábado, 27, no circuito de Spa-Francorchamps. Apesar de obter o melhor tempo, o atual campeão mundial vai largar no fundo do grid por conta de uma penalização prevista no regulamento. Segundo no quali, Carlos Sainz, da Ferrari, ficou com a pole position.
Ao todo, sete pilotos foram penalizados por ultrapassar o limite de mudanças nas unidades de potência. Além do holandês (15º), Charles Leclerc (16º), Valtteri Bottas (14º), Lando Norris (18), Esteban Ocon, (17º), Guanyu Zhou (19º) e Mick Schumacher (20º) estarão no fundo do grid na largada da etapa deste domingo, 28.
O espanhol Sainz, na frente, estará na mesma fila que o mexicano Sergio Pérez, da RBR. Atrás, na terceira e quarta colocações, estão Fernando Alonso (Alpine) e Lewis Hamilton (Mercedes). Ocon chegou a fazer o quinto melhor tempo na classificação.
Com o “grid invertido”, o circuito de Spa-Francorchamps promete muitas emoções neste domingo. Após uma corrida que praticamente não existiu em 2021, que teve poucas voltas e foi interrompida por conta de uma tempestade, a largada mesclada na atual temporada vai chamar a atenção do público.

Com as punições de pilotos bem colocados na classificação geral, alguns eliminados na primeira parte da classificação conseguiram as primeiras filas do grid, como é o caso do alemão Sebastian Vettel, da Aston Martin. Com o 16º tempo, o heptacampeão vai iniciar a corrida em décimo. A etapa será disputada neste domingo, a partir das 10h (de Brasília).
Grid de largada
1 – Carlos Sainz / 2 – Sergio Pérez
3 – Fernando Alonso / 4 – Lewis Hamilton
5 – George Russell / 6 – Alexander Albon
7 – Daniel Ricciardo / 8 – Pierre Gasly
9 – Lance Stroll / 10 – Sebastian Vettel
11 – Nicholas Latifi / 12 – Kevin Magnussen
13 – Yuki Tsunoda / 14 – Valtteri Bottas
15 – Max Verstappen / 16 – Charles Leclerc
17 – Esteban Ocon / 18 – Lando Norris
19 – Guanyu Zhou / 20 – Mick Schumacher
FULL QUALIFYING RESULTS FROM SPA 👀#BelgianGP #F1 pic.twitter.com/2j52KIwPHz
— Formula 1 (@F1) August 27, 2022
Grid sem punições
Verstappen
Sainz
Pérez
Leclerc
Ocon
Alonso
Hamilton
Russell
Albon
Norris
Ricciardo
Gasly
Zhou
Stroll
Schumacher
Vettel
Latifi
Magnussen
Tsunoda
Bottas