A Fórmula 1 viu os limites de pista voltando a gerar polêmica. Acontece que a conduta da nova direção de prova, de Niels Wittich e Eduardo Freitas, que determina os limites pelas linhas brancas, acabou gerando um número muito grande de punições durante a disputa do GP da Áustria do último fim de semana, o que acabou gerando a insatisfação dos pilotos.
“Foi uma piada, não apenas na F1, mas na F2 e F3. É fácil dizer de fora ‘você só precisa ficar dentro das linhas brancas’. Mas quando você passa tão rápido por uma curva e algumas delas são um pouco cegas, você sai mais de traseira, os pneus estão desgastados e aí é fácil ultrapassar a linha branca. Só que você realmente ganha vantagem? Talvez sim, talvez não. Basta adicionar uma barreira ou uma caixa de brita”, disse Max Verstappen depois da corrida.
Canal – SportBuzz
Durante o final de semana no Circuito de Spielberg, mais de 43 infrações foram registradas pela Fórmula 1 por conta dessa nova regra, incluindo o que foi registrado na classificação que definiu as posições de largada da corrida classificatória. Um exemplo é que Sergio Pérez, que deveria ser o quarto, caiu para 13º depois de ser investigado por exceder o limite da curva 8.
Nesse caso, a avaliação só foi feita depois do fim da sessão, o que também gerou críticas aos comissários. Como a infração aconteceu na segunda qualificatória, uma punição apliacada ao mexicano teria beneficiado Pierre Gasly, que ficou fora da disputa da pole ainda que os tempos do piloto da RBR no Q3 tenham sido excluídos por conta da averiguação tardia.
Assim, Sebastian Vettel, Pierre Gasly, Lando Norris e Zhou Guanyu foram punidos com 5 segundos de acréscimo no tempo de prova por terem infringido os limites da pista. Além deles, Lewis Hamilton e o vencedor Charles Leclerc também foram advertidos. Vale destacar que a sanção antecede dois avisos e uma bandeira preta e branca.
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“Eu passei por isso na curva 1, e já fui punido o suficiente porque perdi 1s. É um pouco estúpido. Queremos consistência, nós discutimos isso, dissemos que queríamos rigor desde o ano passado. Mas é uma pista difícil de julgar os limites com tanta precisão”, analisou Lando Norris sobre a forma como tudo aconteceu.