A Andretti Global, equipe de corrida subsidiária da TWG Motorsports, anunciou nesta quarta-feira, 24, que o campeão da FIA Fórmula 2 de 2022, o brasileiro Felipe Drugovich, se juntará à equipe para a Temporada 12 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
Drugovich será parceiro do campeão mundial da Temporada 9, Jake Dennis, completando a equipe de pilotos da Andretti Formula E para a temporada final da era GEN3 Evo.
O piloto brasileiro traz para a equipe Andretti Formula E seu histórico vencedor de campeonatos e ampla experiência internacional no automobilismo em competições de monopostos e carros esportivos, com destaque para a campanha dominante no Campeonato de Pilotos da FIA Fórmula 2 de 2022, na qual Drugovich conquistou cinco vitórias, 11 pódios e terminou com 101 pontos de vantagem sobre seu rival mais próximo.
Ver essa foto no Instagram
Desde 2022, Drugovich atua como piloto reserva da equipe Aston Martin Aramco F1, participando de várias sessões de Treino Livre 1. Ele também ganhou experiência em campeonatos de endurance nas 24 Horas de Le Mans e na IMSA com a Cadillac Racing, ao mesmo tempo em que demonstrou sua velocidade na Fórmula E ao liderar o Teste de Novatos de Berlim de 2023 e marcar pontos em sua estreia no E-Prix Hankook de Berlim de 2025.
Drugovich se torna o primeiro piloto brasileiro a correr pela Andretti Formula E, juntando-se a uma rica linhagem de talentos brasileiros que competiram na categoria, incluindo o campeão inaugural Nelson Piquet Jr., Bruno Senna, Felipe Massa e o campeão da terceira temporada, Lucas di Grassi, piloto com contrato renovado na equipe Lola Yamaha ABT. Sua adição fortalece ainda mais a presença da Andretti no campeonato totalmente elétrico, onde a equipe compete desde a temporada inaugural de 2014/15, como a primeira participante americana do grid.
Durante esse período, a Andretti conquistou 11 vitórias, 39 pódios, 14 pole positions, 446 voltas lideradas e 1.369 pontos no campeonato. Mais notavelmente, o novo companheiro de equipe de Drugovich, Jake Dennis, conquistou o Campeonato Mundial de Pilotos da Temporada 9, consolidando o status da Andretti como uma das equipes independentes mais bem-sucedidas da Fórmula E.
Drugovich se junta à Andretti Formula E em um momento crucial para o campeonato, com o tão aguardado carro de última geração, GEN4, previsto para estrear no próximo ano. Sua experiência na Fórmula 1 e em campeonatos de endurance proporciona uma valiosa experiência de desenvolvimento para apoiar a busca da equipe pelo desempenho, com sua chegada também oferecendo a oportunidade de se envolver com a apaixonada comunidade automobilística brasileira.
Com São Paulo definida como sede da abertura da Temporada 12, em 6 de dezembro, Drugovich fará sua estreia com a equipe americana diante de sua torcida, naquela que será sua primeira corrida competitiva no Brasil desde seus tempos de kart, há mais de uma década.
Felipe Drugovich, piloto da equipe Andretti Formula E, afirmou: “Estou muito feliz em anunciar que vou me juntar à Andretti Formula E, e estou muito animado com o que está por vir. Minha equipe e eu estamos em contato com a Andretti desde que ganhei o título da Fórmula 2, então é ótimo que tenhamos conseguido manter contato todo esse tempo para finalmente termos a oportunidade de trabalhar juntos”.
“Fiquei muito tempo sem correr, então estou incrivelmente motivado para voltar às pistas. Significa muito saber que vou competir em todas as sessões e não apenas servir como reserva, como fiz nos últimos anos. Sou muito grato a toda a organização Andretti Global por acreditar no meu potencial e por me apoiar tanto”.