Nesta sexta-feira (17), Lucas Moraes encerrou sua participação no Dakar Rally com uma vitória na 12ª e última etapa da competição. Ao lado do navegador Armand Monleón, a dupla completou os 60 km cronometrados em 54min14s, garantindo o segundo triunfo na edição atual do evento.
Apesar de enfrentarem contratempos na sexta etapa, quando precisaram de duas horas para substituir os amortecedores e reparar a suspensão traseira, Lucas e Monleón mostraram resiliência. Antes do problema, eles ocupavam o quinto lugar na classificação geral e tinham grandes chances de pódio. No entanto, a perda de tempo impactou suas possibilidades, e a dupla terminou na 14ª posição geral.
Mesmo sem alcançar o título, Lucas Moraes destacou-se como o único brasileiro a vencer uma especial na edição de 2025, consolidando-se como referência na competição mais desafiadora do cenário off-road.
“Estou muito feliz em terminar essa edição com vitória. Sendo bem sincero, não achei que esse seria o resultado dessa etapa. Claro que o resultado geral na classificação não foi o que imaginávamos, mas sou grato a todas as conquistas nesta edição. Vencemos duas etapas e lideramos várias parciais. Muito obrigado a todos que torceram por nós, ao meu pai que também participou da competição e especialmente os brasileiros, por sempre nos apoiarem”, declarou o piloto.
🏁 Stage 1️⃣2️⃣ – Ultimate 🚘
Provisional top 3:
🥇 Lucas Moraes
🥈 Nasser Al-Attiyah
🥉 Henk LateganNani Roma and Daniel Schroder, who started the day much later than the leading drivers have not been able to snatch victory. After starting at 11.10 (local time), Lucas Moraes… pic.twitter.com/A38zWhUrDu
— DAKAR RALLY (@dakar) January 17, 2025
A trajetória de Lucas Moraes no Rally Dakar
Foram 12 dias de competição, reunindo participantes de 70 países, o Dakar contou com 807 competidores, entre pilotos e navegadores, e 439 veículos divididos em diversas categorias. Porém, o foco principal é a vitória na classificação geral, a mais prestigiada da competição.
O piloto fez sua estreia no Dakar em 2023, como um novato no cenário internacional, e surpreendeu com resultados impressionantes que o levaram ao pódio, além da realização de um “rookie” histórico. Esse desempenho, o melhor já registrado por um brasileiro na história da prova, rendeu a ele um contrato com a renomada equipe Toyota Gazoo Racing (TGR), onde se tornou líder em 2024, permanecendo o contrato para 2025.
Agora a dupla se prepara para mais um ano competindo no Mundial de Rally Raid, no ano passado, alcançaram um inédito terceiro lugar na competição, um marco histórico para o Brasil, e recebeu prêmios importantes, como o Capacete de Ouro e o reconhecimento oficial no FIA Awards pelo desempenho excepcional no campeonato.