A transpiração é fundamental para manter equilíbrio hídrico e a temperatura de nosso corpo em torno de 36,5°C. Mesmo que cause algum incômodo, suar vai te trazer diversos benefícios, principalmente durante alguma atividade física.
Segundo a neurocientista Suzana Herculano-Houzel, professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ), o suor pode servir como um “termômetro” do efeito do exercício sobre nosso corpo, nos mostrando quando o exercício passa a fazer efeito. “A prática só traz benefícios de fato após uns 20 minutos de suor, quando o corpo começa a produzir o hormônio cortisol como reforço à disponibilização de energia para os músculos”, explica.
O suor é uma sinalização do corpo avisando que precisamos de hidratação. Para evitar desidratar durante o treino, o ideal é beber de dois a três copos de água antes de começar e continuar a beber durante a prática de atividade física, pelo menos a cada 15 ou 20 minutos.
Eliminação de sódio, cálcio, potássio e magnésio também é uma função da transpiração. Mesmo sendo uma menor parte do suor, é necessário repor esses nutrientes em treinos de maior duração e não conseguimos fazer isso somente com a água, por isso, é recomendado utilizar bebidas isotônicas que contêm esses sais minerais.
Em situações específicas, como competições mais longas, uma pessoa pode expelir até 10 litros. O lugar e o clima onde a pessoa está treinando pode influenciar a impressão de se estar suando ou não caso esteja num ambiente quente e seco o suor vai evaporar assim que aparecer na pele, diferente de lugar úmido.
Confira mais sobre corrida em nosso site.