Na tarde desta segunda-feira, 7, Tite divulgou a sua lista oficial de convocados para a Copa do Mundo do Catar. Entre os escolhidos, Daniel Alves, lateral-direito de 39 anos, foi um nome que, mesmo com toda a sua experiência com a Seleção Brasileira, causou um sentimento de surpresa para alguns. Sendo assim, durante a entrevista coletiva, o treinador se irritou ao ser perguntado sobre as críticas da convocação do veterano.
Ao ser indagado sobre a indignação de usuários das redes sociais sobre a convocação de Daniel Alves, Tite não concordou com a referência usada. “Que referência é o Twitter com os milhões de torcedores que temos? Não vim para agradar quem está nas mídias sociais, que não sei qual percentual é este público em relação ao brasileiro”, declarou.
Apesar da discordância com o cunho da pergunta, o técnico do Brasil externou o seu respeito às opiniões diversas, mas ainda bateu na tecla que seria impossível agradar a todos. “Respeito opiniões divergentes e não estou aqui para convencer a todos. Não tenho esta pretensão. Só quero passar dados para que as pessoas façam sua análise e democraticamente criem sua opinião”, disse Tite.
Mesmo concebendo que seja uma parcela pequena de pessoas que criticaram a convocação de Daniel Alves, o treinador mostrou respeito a pluralidade de opiniões sobre a decisão. “Todos têm meu respeito, mesmo esta parcela diminuta. São 220 milhões (de brasileiros)? Respeito, sim”, concluiu.
A grande maioria das críticas a convocação do lateral-direito se dão pela falta de regularidade do jogador durante a temporada. Atuando pelo Pumas, do México, Daniel Alves não entra em campo desde setembro, quando sua equipe foi eliminada do Campeonato Mexicano. Sem jogar há quase dois meses, mas ainda focado em manter a forma até a Copa do Mundo, o veterano continuou treinando com o elenco do Barcelona B, da Espanha.