A premiação de melhores do mundo promovida pela Fifa terá uma mudança para a próxima edição. De acordo com o jornalista Daniel Mundim, do “Globo Esporte”, a entidade vai considerar a disputa da Copa do Mundo do Catar, entre novembro e dezembro deste amo, para avaliar o desempenho na temporada de 2021/22 e fará a eleição apenas em 2023.
Desde a estreia do atual formato, em 2016, a organização utiliza o desempenho da temporada do futebol da Europa para escolher os eleitos ao Fifa The Best. Destaque do Bayern de Munique em 2020/21, o polonês Robert Lewandowski foi eleito o melhor jogador do mundo na premiação de 2021. O período de avaliação ocorreu entre outubro de 2020 e agosto de 2021.
Segundo a publicação, ainda não se sabe se o melhor jogador do mundo será eleito pela performance entre agosto de 2021 e dezembro de 2022. No entanto, está certo de que a cerimônia será realizada em 2023 e que o Mundial do Catar terá peso para a escolha do top 3 da temporada de 2021/22.
A France Football, que promove o Bola de Ouro, seguirá com o evento antes da disputa da Copa, em 17 de outubro. O francês Karim Benzema, artilheiro do Real Madrid na temporada, é apontado como o favorito para a eleição da revista, mas pode ficar de fora da premiação da Fifa a depender de seu desempenho pela seleção.
FIFA confirma alteração na data de início da Copa do Mundo
Após diversas especulações durante a semana, a FIFA confirmou que o primeiro jogo da Copa do Mundo deste ano será adiantado em um dia. Antes previsto para o dia 21 de novembro, agora o jogo de abertura, Catar e Equador será dia 20 às 13h (horário de Brasília), sendo portanto, no mesmo dia da cerimônia, diferente do que era programado anteriormente.
O cronograma inicial tinha o confronto entre Holanda e Senegal como o primeiro da Copa. No mesmo dia, Inglaterra e Irã se enfrentariam, deixando somente para o dia seguinte a cerimônia e o jogo do país anfitrião. A decisão foi tomada pelo Bureau do Conselho da FIFA, órgão que é formado pelos presidentes das seis federações e o da entidade máxima do futebol.