No último domingo, 29, Henrique Avancini foi campeão no Pan-Americano de MTB pela modalidade de cross country. A prova foi disputada em Catamarca, província da Argentina. O brasileiro já havia levado a prata no Short Track, disputado na sexta-feira, 27. Avancini não participava da competição desde 2018, que permite somar pontos para a classificação mundial e olímpica.
No XCO, atrás de Henrique, Gerardo Ulloa se consolidou como vice-campeão da categoria. Fechando o top 3 da disputa, o argentino Fernando Contreras conquistou a medalha de bronze. No feminino, a mexicana Daniela Campuzano levou o título, seguida pela argentina Agustina Apaza e da estadunidense Kesley Urban.
CANAL – SPORTBUZZ:
“Estou muito contente de voltar a competir o Campeonato Pan-Americano. Pra mim foi surpreendente ver o que as pessoas enxergam em mim, os latino-americanos, o respeito e carinho que recebi do público e atletas nesses dias foi chocante, algo que eu não esperava muito”, ressaltou Avancini após o triunfo no XCO.
O atleta ainda completou: “Depois de um jejum de não competir por alguns anos o Pan-Americano, eu queria muito fazer uma boa participação. Esse ano até então eu não tinha ainda sido capaz de entregar o que eu já construí na minha preparação e queria muito ter saído com bons resultados daqui”.
O ciclista de Petrópolis também não lamentou a prata da sexta-feira: “No Short Track eu fiquei muito próximo da vitória. Acredito que eu tenha feito tudo certo, mas como sempre é uma prova muito aberta, agressiva, eu acabei perdendo a prova na última volta. E no Cross Country Olímpico eu realmente queria vencer, esse era o único resultado no meu radar […]. Estou muito feliz com o resultado e com tudo o que esse evento representou pra mim”.
Ver essa foto no Instagram