O Giro D’Itália é uma das três principais e mais tradicionais provas de ciclismo do mundo, junto do Tour de France e Vuelta a España, sendo conhecida ainda como uma das grandes voltas do ciclismo de estrada. A competição, assim como as demais, reúne os principais nomes da modalidade, mas uma coisa em específico chama a atenção: as cores das camisas.
Isso porque cada um dos participantes da corrida utiliza uma cor diferente. Cada uma delas possui um significado em específico relacionado com a temporada e com o ranking que aquele atleta atingiu até o momento. Assim, é mais fácil para os espectadores reconhecerem quem é o líder na classificação geral ou da montanha, por exemplo.
Canal – SportBuzz
Dessa forma, a camisa rosa é utilizada pelo líder da classificação geral, enquanto a azul fica com o líder da montanha. Já a vinho é utilizada pelo sprinter que acumula o maior número de pontos durante as etapas, e a branca é reservada para jovem que tiver até 25 anos e que conquistar o menor tempo com relação a classificação geral.
No entanto, não é só pegar a cor que lhe cabe. Para vestir as camisas, os atletas do Giro D’Itália precisam atingir alguns objetivos. Para a rosa, por exemplo, é necessário acumular o menor tempo ao longo das 21 etapas. Já para a azul, é preciso somar mais pontos nas etapas de montanha, levando em conta que quanto mais difícil a subida, mais pontos podem ser obtidos.
A vinho é utilizada pelo ciclista que somar mais pontos durante a corrida, sendo que nesse caso é independentemente do tempo conquistado. Enquanto isso, a camisa branca tem praticamente a mesma função da rosa. No entanto, nesse caso ela é disputada somente pelos ciclistas com 24 anos ou menos, sendo que quem tiver mais disputa a rosa.
💙2021 @GeoffBouche
💙2022?👉 @romainbardet
👉 @GuilmMartin
👉 @SupermanlopezN
👉 @PelloBilbao1990
👉 @alejanvalverde
👉 @lorenzfortunato
👉 @giuliocicco1Choose your favorite! | Scegli il tuo preferito!#Giro @BancaMediolanum pic.twitter.com/mQUtTwDLrx
— Giro d’Italia (@giroditalia) May 4, 2022
O Giro D’Itália
A competição é disputada por 22 equipes, sendo cada uma com oito ciclistas cada, totalizando 176 competidores. A prova tem mais de 3.500 km de percurso, e conta com 21 etapas, que são distribuídas entre contrarrelógio, planas e montanhas. A organização divide diferentes níveis de dificuldade, para que possam ser calculadas as metas a serem cumpridas pelos ciclistas.
Além disso, as diferentes pontuações também são levadas em conta nesse caso, uma vez que para vencer o Giro D’Itália, o ciclista deve somar o menor tempo possível ao longo de toda a prova. Ainda, durante as etapas e também nas linhas de chegada, existem bonificações, que permitem aos ciclistas retirar alguns segundos de seu tempo total.
Giro SP SportBuzz
O SportBuzz convida os apaixonados por ciclismo e velocidade para participarem do “Giro SP”, uma prova realizada na Marginal Pinheiros, exclusiva para bikes speed. O percurso inclui a travessia pela Ponte Estaiada, um dos cartões postais mais famosos da cidade de São Paulo. Se inscreva (clique aqui) para participar da etapa.