Nesta quinta-feira, 24, o boxe se despediu de Maguila, um dos principais nomes do esporte brasileiro. Aos 66 anos, o sergipano faleceu e deixou para trás uma carreira repleta de vitórias. Dentre suas histórias, o ex-pugilista foi treinado por Angelo Dundee, consagrado no mundo das lutas por ser o mentor de Muhammad Ali.
A parceria entre Angelo Dundee e Maguila
No final dos anos 1980, Maguila foi preparado por Angelo Dundee, considerado um dos maiores treinadores da história do boxe por ter trabalhado com Muhammad Ali. O norte-americano treinou o sergipano para suas duas principais lutas, contra Evander Holyfield e George Foreman.
Ver essa foto no Instagram
O primeiro desses confrontos foi contra Holyfield, em momento que Maguila era o segundo colocado do ranking mundial e encarou o norte-americano, campeão mundial dos pesos pesados na época. O sergipano teve bom início na luta, mas não aguentou muito tempo no ringue, sofreu sequência de golpes e conheceu sua primeira derrota por nocaute, em 1989.
No ano seguinte, 1990, Maguila teve mais um desafio gigantesco pela frente: encarar George Foreman. ‘Big George’, como era conhecido, vivia grande momento e tinha apenas uma derrota na carreira, justamente para Muhammad Ali, pupilo de Angelo Dundee. Sendo assim, o técnico norte-americano fez uma preparação especial com o sergipano e deu uma série de instruções especiais para buscar a vitória.

A luta era preliminar a um confronto de Mike Tyson, que poderia render um duelo entre o brasileiro e o lendário pugilista norte-americano. Apesar de um bom primeiro assalto, seguindo as instruções de Dundee, Maguila não foi ágil o suficiente e isso lhe custou a vitória. No segundo round, ‘Big George’ acertou um cruzado de esquerda e o sergipano foi à lona.