Após protestos da Racing Point sobre uma suposta irregularidade nos freios da Renault, no Grande Prêmio do Japão, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiu desqualificar os dois carros da equipe francesa que competiram no Circuito de Suzuka, no último dia 13.
O protesto considerou uma violação dos Regulamentos Técnico e Esportivo e do Código Esportivo Internacional da FIA, relacionados a um “sistema automatizado de viés de freio pré-definido”.
A Racing Point alega que a operação do sistema de frenagem poderia ser vista pelas imagens da câmera a bordo, sendo possível identificar o balanço do freio no volante dos motoristas, que mudava sem a necessidade de uma entrada manual.
Assim, os dois pilotos da Renault, Daniel Ricciardo (8 pontos) e Nico Hulkenberg (1 ponto), perderam os pontos que conquistaram na prova. Eles terminaram o GP na 6ª e 10ª colocação, respectivamente.
“A Renault foi desqualificada dos resultados do Grande Prêmio do Japão depois de um protesto dos rivais da Racing Point . Isso significa que a equipe francesa perde os nove pontos conquistados em Suzuka”, diz o comunicado da FIA.
A Federação explica que o sistema usado pela Renault, embora inovador para “explorar certas ambiguidades”, não violou os Regulamentos Técnicos, como protestou a Racing Point.
Porém, a FIA alega que a equipe francesa violou os Regulamentos Esportivos da F1, no código 27.1, relacionados a auxílios dos motoristas, tomando a decisão de desqualificação da Renault no Grande Prêmio.
“As regras da F1 afirmam que o motorista deve dirigir o carro sozinho e sem ajuda, e os administradores descobriram que o sistema evitou que os pilotos fizessem vários ajustes durante uma volta, mesmo que não substituísse as habilidades ou reflexos do motorista”, esclareceu a Federação.
Com a desqualificação da equipe francesa no Grande Prêmio do Japão, Lance Stroll, da Racing Point, e Daniil Kvyat, da STR, que terminaram em 11º e 12º, respectivamente, entram na zona de pontuação e ficam com a 9ª e 10ª colocação.
Com a perda dos nove pontos conquistados, a Renault fica mais longe da briga pela quarta colocação, com a McLaren, no campeonato de construtores, importante em quesitos esportivos e financeiros.
Com quatro rodadas para o fim da temporada, na classificação geral, a equipe está com 68 pontos e na quinta colocação, 43 atrás da McLaren, quarta colocada. A STR e a Racing Point se aproximam da equipe francesa com 62 e 58 pontos, respectivamente.
Classificação do GP:
1 – Valtteri Bottas (Mercedes)
2 – Sebastian Vettel (Ferrari)
3 – Lewis Hamilton (Mercedes)
4 – Alexander Albon (RBR)
5 – Carlos Sainz (McLaren)
6 – Charles Leclerc (Ferrari)
7 – Pierre Gasly (STR)
8 – Sergio Perez (Racing Point)
9 – Lance Stroll (Racing Point)
10 – Daniil Kvyat (STR)
11 – Lando Norris (McLaren)
12 – Kimi Raikkonen (Alfa Romeo)
13 – Romain Grosjean (Haas)
14 – Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo)
15 – Kevin Magnussen (Haas)
16 – George Russell (Williams)
17 – Robert Kubica (Williams)
18 – Max Verstappen (RBR)
19 – Daniel Ricciardo (Renault)
20 – Nico Hulkenberg (Renault)

5 eletrônicos para esportes que prometem facilitar a sua vida
1- Relógio Inteligente Mi Band 4 Xiaomi – https://amzn.to/326G0jZ
2- Câmera Hero 7 Black à Prova D’água 12MP 4K Wifi, GoPro – https://amzn.to/2VwxKY5
3- Fone de Ouvido Xiaomi Redmi Air Dots Com Bluetooth – https://amzn.to/325xcLo
4- Aparelho Abdominal Eletrico Músculo 6 Pack Ems Estimulador – https://amzn.to/2B2Vhq8
5- Cronômetro Digital Incoterm – https://amzn.to/2nyvmUc
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.