Os exercícios aeróbicos são aqueles que aumentam a frequência cardíaca e mantêm o corpo em movimento contínuo, como correr, pedalar e nadar. De acordo com um estudo publicado na revista British Journal of Sports Medicine, esse tipo de atividade ajuda a reduzir os sintomas da depressão e da ansiedade.
A pesquisa foi feita a partir da análise dos dados de mais de mil estudos já publicados sobre exercício físico e saúde mental, envolvendo mais de 80 mil pessoas. Os participantes tinham idades diversas, variando entre crianças e idosos. Parte deles tinha diagnóstico de depressão ou ansiedade, enquanto o resto apresentava sintomas, mas sem diagnóstico.
Os pesquisadores chegaram à conclusão de que, entre todas as modalidades observadas, os exercícios aeróbicos apresentaram os melhores resultados na redução dos sintomas da depressão. Por outro lado, no caso da ansiedade, os resultados foram mais distribuídos entre exercícios aeróbicos, treinos de força e práticas que integram corpo e mente (como o yoga).
Ver esta publicação no Instagram
Os benefícios dos exercícios aeróbicos
Esse tipo de atividade traz benefícios tanto biológicos quanto psicológicos, com a liberação de substâncias ligadas ao bem-estar. Além disso, os exercícios aeróbicos ajudam a regular o sono, melhoram a disposição e reduzem a sensação de fadiga no corpo.
“Considerando a relação custo-benefício, a acessibilidade e os benefícios adicionais para a saúde física proporcionados pelo exercício, esses resultados reforçam o potencial do exercício como intervenção de primeira linha, especialmente em contextos onde os tratamentos tradicionais de saúde mental podem ser menos acessíveis ou aceitáveis”, escreveram os pesquisadores.
Por fim, por mais que os exercícios aeróbicos apresentem os melhores resultados, o estudo deixa claro que qualquer atividade física é melhor que nenhuma. O importante é escolher a modalidade que se encaixe melhor com cada pessoa e manter a regularidade.





