O australiano Oscar Piastri caiu para a 3ª posição no Mundial de Pilotos após o Grande Prêmio do Catar de Fórmula 1, no último domingo, 30. O piloto da McLaren falou sobre a disputa com o companheiro de equipe Lando Norris e regra papaia da escuderia britânica.
“Não acho que tenha havido muitos cenários em que essa abordagem tenha nos prejudicado. Obviamente, houve o que aconteceu em Monza, mas esse é realmente o único caso. As últimas corridas não têm nada a ver com uma postura ruim da nossa parte como equipe. Da minha parte, houve alguns problemas com o carro e meu desempenho. Claramente, Lando esteve muito rápido nas últimas semanas”, disse Oscar Piastri.
As regras papaias são um conjunto de princípios internos da McLaren que permitem que os pilotos corram um contra o outro livremente. No entanto, a única condição é manter uma corrida limpa e não se tocarem. A ideia é permitir que os dois disputem posições na pista, sem interferência da equipe.
Piastri mencionou o GP de Monza, vencido por Max Verstappen em setembro, quando precisou ceder a posição para Lando Norris.
Three Drivers. One Championship. 💪
They are your contenders… ⬇️#F1 #QatarGP pic.twitter.com/PQNKXE6foP
— Formula 1 (@F1) December 1, 2025
Jejum de Oscar Piastri na temporada
O australiano liderou o Mundial de Pilotos por grande parte da temporada. Inclusive, venceu sete das 15 primeiras corridas da temporada. No entanto, Oscar Piastri não ganhou nenhuma das últimas oito etapas do circuito.
Com isso, o piloto da McLaren caiu para a 3ª posição, com 392 pontos conquistados. O australiano está 16 atrás do líder Lando Norris e quatro do tetracampeão Max Verstappen. Inclusive, Piastri já chegou a ter 104 pontos de vantagem sobre o holandês.
No GP do Catar, Piastri venceu as duas provas de classificação e a corrida sprint. Porém, na prova principal, um erro de estratégia da McLaren deu a vitória para Max Verstappen. O australiano foi o segundo colocado.
“No Catar, cometemos um erro apenas porque achamos que era a melhor estratégia a seguir, não porque estávamos preocupados com o que era certo ou errado. Então, não acho que precisamos mudar nossa abordagem. Acho que ela tem muitos pontos positivos. Sim, há momentos difíceis, mas também há muitos se você escolher uma direção diferente. Não acho que precisamos mudar nada”, revelou Oscar Piastri.
Por fim, o piloto da McLaren chega ao GP de Abu Dhabi, última etapa da temporada, com chances remotas de título. Além de vencer a prova, ele precisa torcer para Norris terminar abaixo do sexto lugar e Verstappen abaixo do quarto colocado. Caso fique em segundo, Piastri precisa que Norris fique abaixo do décimo lugar e Verstappen abaixo do quarto.





