Daniil Medvedev voltou a falar sobre a nova geração do tênis mundial e colocou João Fonseca no centro dos elogios. Depois de sua partida em São Petersburgo, no último domingo, o ex-número 1 e atual 13º do ranking foi questionado sobre os jovens em ascensão e comparou diretamente o brasileiro ao americano Learner Tien.
Medvedev destacou que, embora ambos já tenham se consolidado entre os principais nomes da nova geração, Fonseca reúne características que o colocam um passo à frente: “Não acho o Tien melhor que o Fonseca em nenhum aspecto. Ambos são ótimos tenistas, mas o Fonseca tem um pouco mais de potencial, devido ao seu estilo de jogo e ao momento atual do tênis”.
“Se não existisse saque no tênis, algo que obviamente não vai acontecer, e com exceção de Sinner e Alcaraz, não vejo ninguém capaz de vencê-lo facilmente. Ele é um jogador fenomenal, com ótimo controle de quadra. Ele pode não ter um golpe excepcional, mas joga muito bem”, completou.
Ver essa foto no Instagram
A fala chega em um momento especial da carreira de João Fonseca. O brasileiro de 19 anos viveu uma temporada de afirmação, conquistando os títulos do ATP 250 de Buenos Aires e do ATP 500 da Basileia. O salto no ranking foi grande: de 145º para 24º em menos de um ano.
O retrospecto também pesa a favor do brasileiro. Joāo Fonseca venceu quatro dos cinco duelos contra Tien, incluindo as finais do US Open juvenil 2023 e do Next Gen Finals 2024, além do confronto no Masters 1000 de Miami este ano. O único triunfo do americano ocorreu no Roland Garros juvenil de 2023.
Tien, que completa 20 anos na próxima semana, também brilhou em 2025: conquistou o ATP 250 de Metz, fez oitavas no Australian Open e foi vice no ATP 500 de Pequim. Junto de Fonseca e Jakub Mensik, compõe o trio de jogadores com 20 anos ou menos dentro do Top 100.





