Na coletiva que antecede a final da Copa Libertadores, nesta sexta-feira, 28, Filipe Luís deixou claro que o duelo entre Flamengo e Palmeiras será decidido nos detalhes, especialmente pela profunda familiaridade entre os dois times e seus treinadores, que vem sendo protagonistas do futebol brasileiro nos últimos anos.
Para o técnico rubro-negro, a trajetória de Abel Ferreira no Palmeiras e a identidade consolidada do adversário tornam a final deste sábado, às 18h (de Brasília), em Lima, um jogo estratégico, de concentração absoluta.
“Como ele mesmo falou, nos conhecemos muito. O Palmeiras conhece muito bem o Flamengo e o Flamengo conhece muito bem o Palmeiras. São duas equipes com identidade. Isso faz com que joguemos praticamente da mesma forma, com pequenas nuances, pequenos detalhes que mudam de jogo a jogo”, disse Filipe Luís.
RECONHECENDO O PALCO! 🏟️🇵🇪
Antes da coletiva de oficial de véspera de final da @Libertadores, Léo Pereira aproveitou para dar uma conferida no gramado do Monumental de Lima! Tudo ok, LP? #Flamengo #GloriaEterna pic.twitter.com/Yej7MBD425
— Flamengo (@Flamengo) November 29, 2025
Apesar disso, o treinador admite que cada lado guarda cartas preparadas para tentar surpreender: “Claro que ele terá coisas preparadas que não sabemos, nós também. Algumas coisas para tentar surpreender, mas no final das contas nos conhecemos muito bem”.
O comandante rubro-negro foi questionado sobre a final de 2021, quando o Palmeiras superou o Flamengo na prorrogação e conquistou o tricampeonato. Mesmo reconhecendo o quanto aquele resultado marcou o torcedor, Filipe reforçou que o cenário agora é completamente distinto.
“São finais diferentes, momentos diferentes. Claro que está gravado na cabeça do torcedor aquela derrota. Quando dois entram no campo em uma final, só um sai vencedor. Deste grupo, muitos jogadores são novos, o treinador é outro no Flamengo. Os jogadores do Palmeiras também mudaram. É outro momento. “É desfrutar, porque estar em mais uma final de Libertadores é especial”, explicou.
O vencedor do duelo entre Palmeiras e Flamengo consagrará o primeiro tetracampeão brasileiro da Copa Libertadores da América. Além dos dois, Santos, São Paulo e Grêmio são os outros três clubes do Brasil tricampeões.





