Carlos Alcaraz deixou a quadra em Turim, nesta quinta-feira, 13, com mais do que uma vitória sobre Lorenzo Musetti. O espanhol garantiu a classificação às semifinais do ATP Finals e assegurou, matematicamente, o posto de número 1 do mundo para encerrar a temporada.
Depois da partida, o líder do ranking avaliou o desempenho, admitiu o nervosismo inicial e celebrou o cumprimento de um dos grandes objetivos do ano: “Eu sabia que jogaria praticamente o primeiro set com esse nervosismo e precisava me concentrar nisso. Eu tentei lidar com essa pressão e esse nervosismo da melhor maneira possível. Então, estou muito feliz com a partida, com o nível que joguei hoje e, obviamente, por poder terminar o ano como número um”.
Questionado se a confirmação do topo do ranking tirou um peso dos ombros para a sequência do torneio, o espanhol concordou: “Provavelmente, obviamente, era um objetivo muito importante para mim, terminar o ano como número um, mas obviamente este torneio é muito importante para mim, estou animado por me classificar para a semifinal, e de ter me dado a chance de jogar outra semifinal aqui e, com sorte, chegar à final”.
Ver essa foto no Instagram
Com 70 vitórias e apenas oito derrotas em 2025, além de oito títulos, incluindo Roland Garros e o US Open, Alcaraz segue como o jogador mais vitorioso da temporada dentro do top 100 e agora mira mais um passo rumo à decisão em Turim.
Na próxima fase da competição, Carlos Alcaraz enfrentará o vencedor do confronto entre Félix Auger-Aliassime e Alexander Zverev, que se enfrentam nesta sexta-feira, 14, às 16h30 (de Brasília).
O ATP Finals reúne os oito melhores tenistas da temporada, divididos em dois grupos. Cada jogador faz três partidas na fase de grupos, e os dois melhores de cada chave avançam às semifinais. A partir daí, o torneio passa a ser eliminatório até a grande final. Os duelos são disputados em uma melhor de três sets.





