Gabriel Bortoleto não escondeu a frustração após ser eliminado no SQ2 da classificação para a sprint do GP de São Paulo nesta sexta-feira, 7. O brasileiro da Sauber, que havia fechado o único treino livre na 5ª posição, largará apenas em 14º na prova curta deste sábado, 8. Mesmo assim, se mostrou confiante em evoluir diante da torcida em Interlagos.
“Se eu tivesse feito um pouquinho melhor a primeira volta, provavelmente conseguiríamos ter passado [para o SQ3]. Mas faz parte, acho que é aprendizado. É minha primeira vez aqui em Interlagos também, muita coisa é diferente”, avaliou Bortoleto, em entrevista à Band.
Muito aplaudido no paddock, o jovem pediu desculpas ao público pela classificação abaixo do esperado e prometeu entrega total na sprint: “Estou muito feliz por pilotar aqui na frente dos fãs. Desculpa por não ter ido para o Q3 hoje, mas amanhã a gente vai com tudo e, se Deus quiser, vamos conseguir”.
Ver essa foto no Instagram
Apesar do resultado, o piloto acredita que o desempenho no treino livre 1 não refletiu sua força real, já que muitas equipes realizavam testes específicos em Interlagos.
“Acho que o carro tem performado ok. Realmente fui quinto colocado no TL1, mas muitos carros deveriam estar na frente, como Verstappen, talvez as Ferrari, as Mercedes, que estavam atrás. Acho que estavam testando outras coisas. Mas a gente tem um carro competitivo para lutar pelo Q3, possivelmente”, completou.
A sprint do GP de São Paulo será disputada neste sábado, 8, às 11h (de Brasília). Enquanto a corrida classificatória será às 15h do mesmo dia, o desafio principal está marcado para o dia seguinte, domingo, dia 9, às 14h.
Para o ano de 2026, porém, o cenário será diferente. A Fórmula 1 divulgou em setembro a lista de circuitos que receberão corridas sprint na próxima temporada, e Interlagos ficou de fora pela primeira vez desde que o formato foi criado, em 2021. Ou seja, o GP de São Paulo terá apenas a prova principal no domingo, sem a disputa extra de sábado.





