Na estreia do ATP de Bruxelas, João Fonseca decepcionou e acabou sendo eliminado por Botic Van de Zandschulp, da Holanda. Apesar de ter tido chances na partida, o brasileiro pouco aproveitou e deu adeus ao torneio. Assim, as redes sociais dispararam críticas contra o tenista. A principal reclamação foi o fato de a equipe do jogador ter escolhido a competição na Bélgica e desistido de jogar em Xangai.
Diante do debate instaurado, Fernando Meligeni se pronunciou nas redes sociais e saiu em defesa de João Fonseca. O comentarista e ex-jogador refletiu sobre o desejo dos brasileiros de ver a joia do tênis mundial em quadra, mas apontou para certo egoísmo do torcedor. Apesar de não ter certeza sobre as escolhas, Fino deixou claro que só o tempo irá dizer quem estava certo.
“Venho percebendo um fenômeno muito interessante: as pessoas querem ver o João em quadra. Sua participação nos torneios traz visibilidade, notícia e engajamento. Para os fãs, que sentem falta de jogadores para torcer, a ausência dele nos torneios cria um vazio enorme. Quando ele não joga, muitos procuram motivos, mas poucos tentam entender o contexto“, iniciou Meligeni em post nas redes sociais.
Ver essa foto no Instagram
Fala, Meligeni!
“Ele, com 19 anos e o potencial que tem, precisa jogar por 10 anos seguidos. O pensamento geral é sobre ‘querer assistir’ o menino hoje, querer vê-lo entre os 20 ou 10 do mundo já. Desculpem ser tão direto mais uma vez, mas vocês estão pensando com o egoísmo de torcedor. Não estão refletindo sobre o que é melhor para a carreira dele, e tudo bem. Eu também quero ver ele em quadra, mas meu desejo não tem nada a ver com a estratégia“.
Com a eliminação, João Fonseca agora volta suas atenções ao ATP 500 da Basileia, na Suíça, que começa na próxima segunda-feira, 20, também em quadras duras cobertas. “Comecei muito sólido, sacando super bem, mas perdi muitas oportunidades, e nesse nível não tem como perder tantas oportunidades, ainda mais nessa superfície em que as coisas acontecem muito rápido. Hesitei muito e acabei falhando bastante“, disse João.